Internacional

Página no site do Departamento de Estado dos EUA diz que mandato de Trump ‘termina em 11 de janeiro’

O site do Departamento de Estado dos Estados Unidos exibiu na tarde desta segunda-feira (11) uma mensagem afirmando que o mandato do presidente Donald Trump foi encerrado. O conteúdo foi retirado do ar em seguida.

Ao acessar uma página de biografia de Donald J. Trump no site state.gov, o usuário se deparava com a mensagem “Donald J. Trump’s term ended on 2021-01-11 19:49:00.” (O mandato de Donald J. Trump terminou em 11 de janeiro de 2021, 19:49:00).

O horário após a data chegou a mudar algumas vezes, dando a impressão de se tratar de uma contagem regressiva. Por volta das 17h30 (horário de Brasília), o conteúdo foi retirado do ar.

Um repórter do site Buzzfeed News teria obtido junto a fontes não identificadas a informação de que se trataria de uma ação realizada por funcionário insatisfeito, mas isso não foi confirmado.

Impeachment
Nesta segunda, representantes do Partido Democrata apresentaram um pedido de impeachment contra o presidente Trump no qual o acusam de incitar uma insurreição – que culminou na última quarta-feira com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos na semana passada.

O pedido argumenta que o discurso feito por Trump a seus apoiadores, pouco antes da invasão, teria incentivado as ações violentas contra os representantes do poder legislativo dos EUA.

Esse é o segundo pedido de impeachment contra Trump feito pelos democratas da Câmara que acusaram o presidente, em dezembro de 2019, por pressionar a Ucrânia a investigar Biden – à época, o pedido foi aprovado com a maioria da Câmara mas não foi para a frente porque o Senado, controlado pelos republicanos, votou contra.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp