Brasil

PaperLab capacita catadores do Paranoá em curso de Economia Circular

Programa de qualificação profissional da Paper Excellence em parceria com a ONG Programando o Futuro ensina profissionais a implementar um modelo de triagem de resíduos eletroeletrônicos na Cooperativa do município

 

Integrantes da Cooperativa de catadores do Paranoá estão aprendendo a associar desenvolvimento econômico e uso eficiente de resíduos eletrônicos em um curso profissionalizante de Economia Circular. O projeto de capacitação vem sendo oferecido gratuitamente pelo PaperLab, laboratório de formação profissional e inclusão digital da Paper Excellence, uma das maiores e mais diversificadas produtoras de papel e celulose do mundo e que no Brasil é acionista da Eldorado Celulose.

Os quinze catadores inscritos no programa já concluíram as duas primeiras aulas, aprendendo como identificar, separar e reaproveitar resíduos eletroeletrônicos. Uma terceira aula está marcada para o dia 23 de outubro, quando vão definir um modelo de triagem de resíduos eletroeletrônicos para ser efetivamente implementado na Cooperativa.

O PaperLab também vai disponibilizar dez horas de mentoria para acompanhar a implementação do sistema definido pelos catadores. O conteúdo da jornada de capacitação inclui ainda a criação de estratégias de engajamento e doação de resíduos, fluxograma operacional desde a coleta à comercialização, medidas de segurança e ferramentas, além de modelos de controle.

Cursos de capacitação para catadores são oferecidos desde 2014 pela ONG Programando o Futuro, que atua no fortalecimento das iniciativas da sociedade civil por meio do empoderamento digital de comunidades em todo País. Parceira da Paper Excellence na estruturação do PaperLab, a ONG já capacitou mais de 200 profissionais de cooperativas de São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

O curso de Economia Circular é um dos primeiros oferecidos pelo PaperLab. Inaugurado no final de setembro, o laboratório tem a finalidade de capacitar jovens e adultos da região do Paranoá e Itapoã para o mercado de trabalho. Até o final do ano, os alunos também vão ter a oportunidade de aprender Informática Básica, Habilidades Socioemocionais, Empreendedorismo e Transformação Digital.

Os interessados em participar das aulas e mentorias podem se inscrever pelo site www.programandoofuturo.org.br/paperlab.

 

A expectativa da Paper Excellence é formar até 100 alunos nesta primeira fase do projeto. A empresa também projeta construir novos laboratórios em outros estados onde atua, como Mato Grosso do Sul e São Paulo.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp