Bahia

Parque das Sete Passagens, na Chapada Diamantina, é atingido por fogo; área de preservação ambiental é destruída

Chamas começaram na quinta-feira (14) e assustam moradores da cidade de Miguel Calmon.

 

O Parque Estadual Sete Passagens, que fica no município de Miguel Calmon, na Chapada Diamantina, é atingido por um incêndio de grandes proporções, desde quinta-feira (14). O fogo começou na região do povoado de Covas e se alastrou pela vegetação, chegando a uma área de preservação ambiental.

Apesar de as queimadas terem sido classificadas como de grandes proporções, até o momento não há detalhes da extensão que foi destruída pelas chamas.

O parque tem um trecho de recarga de água, uma espécie de aquífero subterrâneo que abastece o rio Itapicuru-Mirim, e mantém a barragem de Pedras Altas. Não há informações se o equipamento foi afetado.

Brigadistas atuam no combate ao fogo e há a expectativa da chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, além de uma aeronave, para reforçar os trabalhos e tentar impedir que o incêndio se alastre ainda mais.

De acordo com o Climatempo, a região da Chapada Diamantina deve ter chuvas nas próximas horas. Assim, as precipitações podem auxiliar no combate aos incêndios em áreas de vegetação, que têm sido registrados em várias partes do estado desde o mês de setembro.

Na quinta-feira (14), governo da Bahia decretou situação de emergência em 16 cidades, das quais por causa das queimadas.

Além do novo incêndio registrado em Miguel Calmon, outros10 municípios no interior registram queimadas. As maiores incidências são nas regiões oeste e norte do estado, além da Chapada Diamantina.

As localidades são: Itaguaçu da Bahia, Wagner, Barreiras, Barra, Ibotirama, Paratinga, Campo Alegre de Lourdes, Macaúbas, Boquira e Paratinga.

*G1BA


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp