MARANHÃO

Pequenos negócios crescem no primeiro trimestre no Maranhão

 

 

Boletim Empresarial elaborado pela Junta Comercial do Maranhão (Jucema) aponta que, no primeiro trimestre de 2024 foram abertas 14.379 empresas no Estado, o maior número da série histórica de formalizações no trimestre e um aumento de 6% em comparação ao mesmo período de 2023.

 

 

Os setores com maiores taxas de crescimento foram os de serviço, agropecuária e construção, sendo os pequenos negócios representando 95% do total das formalizações nos três primeiros meses de 2024. São mais de 13 mil negócios desse porte movimentando a economia, gerando emprego e renda no início do ano para os maranhenses.

 

 

As cidades que mais atraíram novos negócios foram São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Balsas e Timão. O estudo também mostra que em nenhum período houve uma predominância de empreendedores do sexo masculino com um crescimento de 10% em negócios comandados por homens. Já o número de empreendedores inscritos teve um aumento de 6,8%.

 

 

Atividades

 

 

As atividades econômicas que se sobressaíram entre as empresas abertas são as de transporte, administração, educação, alojamento e alimentação.  Outro dado positivo desse primeiro trimestre está relacionado à formalização de grandes empresas que tiveram um aumento de 100% nas formalizações em relação a 2024.

 

 

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, esse resultado vem sendo positivo ao longo dos meses no Maranhão. Ele citou como exemplo o número registrado de novos CNPJs no ano passado que teve o melhor resultado da série histórica.

 

 

“O painel de empresas da Jucema tem estatísticas consolidadas que mostram um Maranhão em constante crescimento de novos negócios. Isso revela que as políticas de fomento ao empreendedorismo e as ações de desburocratização têm sido estratégicas e assertivas para esse desempenho”, explicou o gestor da Junta Comercial do Maranhão.

 

 

Ações de desburocratização

 

 

Uma série de iniciativas do Governo do Estado, por meio da Jucema, para simplificar o ambiente de negócios está sendo concretizada nos últimos meses.

 

 

Mais recente é a integração do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária ao sistema Empresa Fácil que possibilita que a emissão de licenças seja totalmente online, ou seja, o procedimento deixa de ser presencial e passar a ser de maneira mais rápida e segura para que as empresas/cidadãos podem exercer suas atividades dentro da regularidade.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp