Nordeste

Pernambuco inaugura hospital provisório com 80 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

O terceiro hospital provisório para atender pacientes com a Covid-19, em Pernambuco, foi inaugurado pela Prefeitura de Recife, nesta terça-feira (5). Localizado na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbribeira, na Zona Sul da cidade, ele conta com 107 leitos, sendo 80 de UTI e 27 de enfermaria.

Assim como nas duas unidades inauguradas anteriormente, nos bairros de Santo Amaro e Coelhos, ambos, na área central da capital, a abertura dos leitos é gradual. Neste primeiro dia, são 40 que entram em funcionamento, sendo 20 leitos de UTI e mais 20 de enfermaria.

Ao todo, 1.054 leitos da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) estão com estrutura física pronta, sendo 313 de UTI e 741 de enfermaria. Desses, 494 estão abertos para os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 (114 leitos de UTI e 380 de enfermaria). Até essa segunda-feira (03), 274 pessoas estavam internadas nos leitos municipais – 73 nas UTIs e 201 nas enfermarias.

“Nesta unidade, vai acontecer um prontuário eletrônico, com um tablet ao lado de cada paciente à beira do leito. As outras também têm isso, mas aqui tem uma forma mais importante”, disse Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife.

Segundo o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), 43% das altas médicas que o Recife tem registrado são de pacientes de outras cidades. Neste novo hospital, irão trabalhar 667 profissionais, sendo 110 médicos, 87 enfermeiros e 189 técnicos de enfermagem, entre outros.

“As estruturas foram projetadas para serem feitas de maneira rápida. Ficou pronto e equipado para funcionar em 40 dias, para atender necessidade de internação. Aqui são leitos de internação. É um projeto que foi feito para a pandemia”, disse Geraldo em entrevista ao G1.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp