NORDESTE

Pernambuco quer reduzir em 30% os crimes até o final de 2026 com novas ações do plano de segurança

O governo de Pernambuco anunciou, na segunda-feira (27), ações do programa Juntos pela Segurança, cujo objetivo é atingir uma redução de 30% nas mortes violentas intencionais, crimes contra o patrimônio e violência contra a mulher até o final de 2026.

 

“O plano tem que se basear em indicadores, se não é só uma proposta de intenções. Por isso, a fixação de metas claras. A redução de 30% até o final de 2026, que ano a ano nós vamos andar para a frente nessa redução, indica que nós vamos ficar na média do que é o índice de violência letal intencional no País”, afirmou a governadora Raquel Lyra, durante solenidade na Arena Pernambuco, segundo o jornalista Raphel Guerra, do Jornal do Commercio.

 

“A gente naufragou em Pernambuco nos últimos anos, voltando ao patamar de violência que nós tínhamos em 2012. A gente busca chegar pelo menos ao indicador de 30 mortes por 100 mil habitantes, que ainda é acima dos indicadores da ONU (Organização das Nações Unidas), mas é o melhor número que Pernambuco já teve desde 1985”, completou.

 

A governadora indicou ainda que o combate à violência será feito com foco na repressão qualificada e na prevenção social. “Tem dinheiro garantido em conta para só parar quando (a gente) colocar as obras em prática. A gente coloca metas ousadas para que os números cheguem na média que é no nosso País”, disse.

 

O novo pacote do Juntos pela Segurança incluiu, ainda, reformas e construções de delegacias, batalhões, unidades do Corpo de Bombeiros e complexos de Polícia Científica.

 

No primeiro semestre de 2023, Pernambuco registrou o terceiro maior índice de crimes violentos do país, totalizando 1.722 ocorrências. Esse número inclui casos de homicídios, latrocínios e lesões corporais com desfecho fatal. As informações foram divulgadas pelo Monitor da Violência.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp