Política

Pesquisa: com 39%, Fátima Bezerra seria reeleita governadora do Rio Grande do Norte em primeiro turno

Rede Brasil Atual – A disputa pelo governo do Rio Grande do Norte tem na liderança a atual governadora Fátima Bezerra (PT) com 39% das intenções de voto. É o que revela pesquisa do instituto Real Time Big Data, encomendada pela TV Record, e divulgada nesta terça-feira (28). Na modalidade estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos ao governo estadual, a chefe do Executivo tem 25 pontos de vantagem sobre o segundo lugar, ocupado pelo atual senador Styvenson Valentim (Podemos), com 14%.

 

O parlamentar aparece tecnicamente empatado dentro da margem de erro – de três pontos percentuais para mais ou para menos – com o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), que tem 12% das intenções de voto. De acordo com o levantamento, a ex-vereadora Clorisa Linhares (PMB) vem em quarto lugar, com 3% dos votos. Ela também está tecnicamente empatada com o youtuber Wesli Natal Zuera (DC), com 1%, e a assistente social Rosália Fernandes (PSTU), também com 1%. O pré-candidato Daniel Morais (Psol) não pontuou na pesquisa. Brancos e nulos totalizam 17% e outros 13% não souberam dizer ou não responderam.

 

Se as eleições fossem hoje, Fátima Bezerra seria reeleita já em primeiro turno, de acordo o cenário da pesquisa. Isso porque a soma percentual dos demais pré-candidatos não chega a 50%. A atual governadora também lidera em intenções de voto na pesquisa espontânea. Quando os nomes dos candidatos não são apontados, Fátima Bezerra alcança 23% dos votos, seguida pelo senador do Podemos, com 6%, e o pré-candidato do Solidariedade, com 5%.

Avaliação do governo estadual

 

A gestão de Fátima Bezerra é considerada ótima/boa para a maior parcela dos entrevistados (37%). Outros 30% avaliam seu governo como regular. O mesmo percentual também aponta o mandato da petista como ruim/péssimo. Outros 3% não souberam responder.

 

A atual governadora é, contudo, o nome mais rejeitado pelos eleitores (35%). Styvenson Valentim vem logo em seguida, com 27%; Fábio Dantas também é rejeitado por 20% dos entrevistados. Em seguida, surgem com os índices de rejeição Clorisa Linhares (17%), Wesli Natal Zuera (16%) e Rosália Fernandes (14%).

 

O levantamento não simulou um eventual segundo turno para o governo do Rio Grande do Norte. Ao todo, o instituto Real Time ouviu 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 25 e 27 de junho. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-01637/2022. O nível de confiança é de 95%.

Corrida pelo Senado 

A pesquisa também sondou os entrevistados sobre a disputa ao Senado. Na modalidade estimulada, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece em primeiro lugar, com 26% das intenções de voto. Apesar de estar numericamente à frente, ele está tecnicamente empatado com o ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro Rogério Marinho (PL), que aparece na sequência, com 22%.

 

A disputa segue com o atual deputado federal Rafael Motta (PSB), em terceiro, com 13% dos votos. O ex-deputado federal Ney Lopes (PMB) registrou 3% das intenções. O pré-candidato Dario Barbosa (PSTU) não pontuou, segundo o levantamento. Brancos e nulos somaram 19%. E 16% não sabem ou não responderam.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp