BRASIL

Pesquisa de boca de urna na Ucrânia indica vitória de Poroshenko

Uma pesquisa de boca de urna neste domingo (25) indicou que o magnata ucraniano de confeitaria Petro Poroshenko foi eleito como presidente após assegurar a maioria absoluta no primeiro turno de votação.

A pesquisa indicou que o ucraniano de 48 anos de idade teve 55,9% dos votos, bem à frente da ex-primeira ministra Yulia Tymoshenko, em segundo lugar com 12,9%%. Se o resultado for confirmado na segunda-feira (26), isso tornaria desnecessário um segundo turno no próximo mês.

A pesquisa de boca de urna, conduzida por um consórcio da Iniciativa Democrática, o Instituto Internacional de Sociologia de Kiev e o Centro Ucraniano de Pesquisa Econômica e Política Razumkov, tem uma margem de erro de 3,5%.

Dia turbulento – Os ucranianos votaram neste domingo (25) na eleição presidencial considerada a mais importante desde que ganharam a independência de Moscou, há 23 anos, mas separatistas pró-russos armados interromperam a votação em regiões orientais da antiga república soviética.

"Estas são eleições extremamente importantes. Nós temos de ter certeza que a Ucrânia tornou-se um país verdadeiramente independente", disse o aposentado Mikhailo Belyk ao votar.

Na mesma linha, o empresário Viktor Sypchenko disse: "Eu estou votando para os meus filhos e seu futuro. Espero que possamos nos libertar de nosso passado terrível".


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp