CEARÁ

Pesquisa do IBGE regional aponta crescimento da produção industrial em 14,3% em relação a 2023

Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a produção industrial cearense registrou um crescimento de 14,3% no mês de fevereiro de 2024 em comparação com o igual mês do ano anterior. O desempenho superou a média nacional, que registrou variação de 5%.

 

Conforme a pesquisa, o resultado da produção industrial cearense do segundo mês deste ano ainda é superior à variação da região Nordeste, cuja alta foi de 2,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

 

No que se refere ao acumulado de 2024, se comparado ao igual período de 2023, a indústria cearense registrou crescimento de 8,8% no primeiro bimestre de 2024. O desempenho superou a média nacional, cuja variação foi de 4,3% nos meses de janeiro e fevereiro do ano atual.

 

Metalurgia, confecção e calçados

 

De acordo com os dados da pesquisa, o avanço foi impulsionado pelos setores de metalurgia (42,2%), confecção (39,2%) e calçados (27,9%). Com esse resultado, Ceará ocupa a 4ª colocação no ranking nacional no que se refere ao crescimento industrial do Brasil em 2024.

 

Ceará ocupa a 4ª colocação no ranking nacional. Arte: Adece

 

“O excelente resultado do 1º bimestre de 2024 é fruto de um trabalho conjunto realizado ao longo de 2023 pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e demais vinculadas ligadas ao desenvolvimento econômico sob a orientação do Governador Elmano de Freitas”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho.

 

Ainda, segundo o secretário da SDE,  o resultado também é reflexo das políticas do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) de apoio ao setor industrial. ” O Governo estabalece um acompanhamento de perto para solucionar os entraves das empresas que aqui aportam, tem potencial de transformar o Ceará em um dos estados com melhor índice de desenvolvimento humano do Nordeste nos próximos anos”, destacou Salmito Filho.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp