BAHIA

PF faz operação contra milícia que agia no interior da Bahia; deputado é investigado

A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, o Ministério Público Estadual e a Força Correcional Integrada FORCE/COGER/SSP/BA, deflagrou, nesta quinta-feira (7), a Operação El Patron. O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada na lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem, extorsão, receptação qualificada, entre outras infrações penais, que atuava na região de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador (BA). Segundo o G1, um deputado estadual e três policiais militares estão entre os alvos da investigação.

 

A operação, que envolve 200 policiais federais e estaduais, além de 15 auditores-fiscais da Receita Federal e seis analistas tributários, está cumprindo dez mandados de prisão preventiva, 33 mandados de busca e apreensão,além do bloqueio de mais de R$ 700 milhões em contas bancárias dos investigados e o sequestro de 26 propriedades urbanas e rurais.

 

De acordo com o G1, o deputado investigado foi identificado como Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha. Além disso, seis empresas tiveram suas atividades suspensas, em cumprimento à decisão do Juízo da 1º Vara Criminal de Feira de Santana.

 

O deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha, é apontado pela Polícia Federal como suspeito de chefiar uma milícia em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador.

 

 

 

46 anos;

 

Nascido na cidade de Milagres, a 245 km de Salvador;

 

Morador de Feira de Santana há pelo menos 31 anos;

 

Se intitula como empresário;

 

Ganhou o apelido “Binho Galinha”, porque já trabalhou em um abatedouro entregando aves;

 

Também já trabalhou como carroceiro e pintor;

 

Tem imóveis na cidade de Feira de Santana e outros municípios vizinhos;

 

Em 2022 foi eleito pela primeira vez como deputado estadual, pelo partido Patriota;

 

Recebeu 49.834 votos e foi o segundo mais votado na cidade;

 

No site da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o estado civil dele aparece como solteiro.

 

Após ser eleito, em 20203 o deputado se tornou vice-líder do bloco parlamentar dos partidos MDB/PSB/Patriota/PSC/Avante.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp