BRASIL

PF prende Silvinei Vasques, ex-superintendente da PRF acusado de ter tentado impedir acesso às urnas no Nordeste

Suetoni Souto Maior

Silvinei Vasques durante depoimento na CPMI do 8 de janeiro. Foto: Pedro França/Agência Senado

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (9), preventivamente, o ex-superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques. Ele é suspeito de ter bancado a operação da corporação, no ano passado, no dia das eleições, para supostamente tentar impedir o acesso de eleitores nordestinos às urnas. O mapa das operações mostrou que metade das ações ocorreram no Nordeste do país, área com maior votação do presidente Lula (PT) e, consequentemente, onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) possuía pior desempenho eleitoral.

A prisão ocorreu em Florianópolis. Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em 30 de outubro, dia do segundo turno, a PRF realizou blitze que interferiram na movimentação de eleitores. Na véspera, o diretor-geral da PRF havia declarado voto em Bolsonaro. Vasques é réu por improbidade administrativa nesse episódio. No domingo do segundo turno, Alexandre de Moraes determinou a suspensão imediata das blitze, sob pena de prisão de Vasques. A ordem, no entanto, foi desrespeitada pela PRF.

Há ainda 10 mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal, em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte contra diretores da PRF na gestão Silvinei. Não há mandados de prisão contra eles. Ainda como parte da operação, batizada de Constituição Cidadã, a Polícia Federal deve ouvir 47 membros da PRF.

Segundo a PF, os crimes investigados incluem prevaricação (que é quando um servidor público deixa de exercer o seu dever), violência política (impedir, com emprego de violência física, sexual ou psicológica, o exercício de direitos políticos), e
impedir ou atrapalhar a votação (crime previsto no Código Eleitoral). O inquérito para apurar essas operações da PRF em rodovias foi aberto ainda em novembro de 2022.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp