O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), vai inaugurar até o fim de junho, a terceira etapa das obras da adutora do litoral, que beneficiará as comunidades Sobradinho, Mexiriqueira, Carapebas e Camurupim.

 

De acordo com o Idepi, no momento, as obras ocorrem em Cajueiro da Praia, onde já foram construídos reservatórios, além de implantada a rede de distribuição hídrica na sede do município e nos povoados Barrinha e Barra Grande. Ao mesmo tempo, também, foi concluída a segunda estação elevatória, responsável pelo bombeamento de Camurupim a Cajueiro da Praia que vai alimentar três reservatórios com capacidade de 900 mil litros d´água para abastecimento dos povoados da região.

“Já estamos com cerca de 90% das obras da adutora concluída e seguindo o cronograma de execução, nossa previsão é entregar, até outubro deste ano, todo o sistema adutor em pleno funcionamento nos quatro municípios da região litorânea do Estado: Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, atendendo a uma população de cerca de 200 mil famílias”, diz o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral.

 

O gestor do Idepi lembra que, desde a sua primeira inauguração, em março deste ano, a adutora do litoral já vem beneficiando com água tratada e pronta para consumo as comunidades de Carnaubal, Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, todas localizadas no município de Luís Correia.

 

Considerada uma das obras hídricas mais importantes para a população do norte do Estado, a adutora do litoral recebe investimentos da ordem de R$ 70 milhões. Devido à sua complexidade, a entrega da obra será em etapas, sendo um total de cinco inaugurações. A quarta deverá acontecer em julho, quando a água chegará às comunidades de Barrinha, Cajueiro da Praia (sede) e Barra Grande. Já em outubro será a entrega da quinta e última etapa, concluindo assim todo o sistema adutor, beneficiando Ilha Grande (sede), Labino e Pedra do Sal.