São R$ 9 bilhões, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e o consórcio chinês formado pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC)
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Por Luciana Leão
O Governo da Bahia costuma afirmar que o projeto do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica não representa apenas uma ponte. “É mais do que uma ponte”.
Com investimentos de cerca de R$ 9 bilhões, o projeto é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e o consórcio chinês formado pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). Ambas são reconhecidas como líderes mundiais na construção de megaestruturas de infraestrutura, incluindo pontes, rodovias e ferrovias.
O contrato de 35 anos abrange a construção, operação e manutenção do sistema rodoviário, garantindo um desenvolvimento contínuo e sustentável para a região. O empreendimento promete transformar a mobilidade e a logística na região, gerando sete mil empregos e beneficiando cerca de 10 milhões de baianos em 250 municípios.
Tecnologia de Ponta
para Sondagem em
Águas Profundas
A atual fase do projeto está na sondagem da etapa de águas profundas com perfurações nos trechos de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. O serviço começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.Uma tecnologia de ponta está sendo utilizada para garantir a precisão dos trabalhos: o “Sistema de Compensação de Ondas”.
Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, destaca para a NORDESTE que o diferencial tecnológico visa garantir a segurança e a excelência dos trabalhos.
“O intercâmbio tecnológico entre Brasil e China proporcionará uma troca de conhecimentos vital para o desenvolvimento do projeto, incorporando tecnologias de ponta para alcançar os melhores resultados”.
Montado sobre uma balsa de grande porte, um equipamento de perfuração vindo da China exclusivamente para a sondagem da ponte marcou o início do intercâmbio tecnológico Brasil-China proporcionado por este projeto.
Esse sistema usa sensores e mecanismos hidráulicos para ajustar a posição da perfuratriz em resposta às condições externas, assegurando a estabilização da coleta do solo marinho, mesmo com as oscilações da balsa causadas por ondas e clima adverso.
Além disso, a balsa em águas profundas abriga 15 contêineres, funcionando como um canteiro de obras avançado no mar, com equipes de operação, suporte técnico, administrativo e almoxarifado. A contratação de trabalhadores brasileiros e de empresas baianas é uma prioridade, com 17 empresas baianas contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já gerados apenas pela sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.
Navegação Segura
Outra parte necessária para conceder mais segurança às sondagens é o Sistema de Identificação Automática, utilizado na sondagem em águas profundas para garantir a segurança e a comunicação entre embarcações e balsas.
Esse sistema identifica e localiza embarcações através da troca eletrônica de dados, fornecendo informações atualizadas sobre posição, velocidade e direção. Em conformidade com os requisitos da Marinha do Brasil, as embarcações também estão devidamente sinalizadas.
Mobilidade e Logística
Para Claudio Villas Boas, a Ponte Salvador-Itaparica não é apenas uma infraestrutura de transporte, mas um catalisador de desenvolvimento econômico e social para a Bahia.
O projeto promete transformar a mobilidade regional, reduzindo o tempo de viagem entre Salvador e importantes zonas turísticas, como o Sul e Baixo Sul da Bahia, em mais de 100 km.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.
Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos.
Ainda será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária. “Isso facilitará o turismo e impulsionará a economia local. Além disso, a ponte e os novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz melhorarão a logística de mercadorias, facilitando o fluxo de bens e serviços”, pontua o CEO.
Entenda a Importância
da Sondagem
A etapa de sondagem envolve a obtenção de amostras do fundo do mar em 102 pontos onde serão construídos os pilares da ponte. O material coletado passará por análise em laboratórios especializados para preparar relatórios detalhados sobre as características do solo. Esta fase começou com operações terrestres em Vera Cruz e inclui sondagem em águas rasas de até 10 metros de profundidade.
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