BRASIL

Porto Alegre tem alerta para deslizamentos. Autoridades recomendam evacuação no interior do RS

A possibilidade de inundações é “muita alta”, informou o Centro Nacional de Monitoramento. Segundo o Inmet, toda a parte costeira do Rio Grande do Sul entrou em alerta de “perigo” 

 

Alagamento em Porto Alegre provocado por chuva recorde no RS (Foto: REUTERS/Renan Mattos)

247 – Moradores do Rio Grande do Sul estão em alerta hidrológico e geológico para novos deslizamentos, aumento do nível de rios e avanço das inundações. A recomendação é que a população de cidades do interior deixem suas casas em lugares como Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, e Pelotas, na região sul. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta com a hipótese “muita alta” para inundações e previsão de acumulados de até 150 mm de chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disse haver possibilidade de chuva intensa em todo o RS e colocou toda a parte costeira em alerta de “perigo” para ventos fortes, de até 80 quilômetros por hora (km/h) na parte leste do estado, o que abrange a região metropolitana, o litoral, parte da Serra Gaúcha e o entorno da Lagoa dos Patos.

A Defesa Civil informou que os moradores de 469 das 497 cidades gaúchas tiveram problemas por causa das enchentes. Mais de 2,3 milhões de pessoas foram diretamente impactadas – 581,6 estão desalojadas (morando com familiares ou amigos) e 63,9 mil em abrigos. Mais de 160 pessoas morreram no estado desde o dia 29 de abril.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp