CEARÁ

PPP: Grupo Vicunha e Cagece inauguram estação de reuso de água para processos industriais

 

A Vicunha Serviços, subsidiária do Grupo Vicunha dedicada a serviços ambientais, e a Cagece, Companhia de Água e Esgoto do Ceará, inauguraram uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e de Produção de Água de Reuso para atender as indústrias nos municípios de Pacajús e Horizonte, no Estado do Ceará. O investimento para a construção da VSA foi de cerca de R$ 60 milhões, sendo R$ 40 milhões custeados por meio de financiamento pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

 

Além do tratamento de efluentes industriais, o projeto compreende também a produção de água de reuso a partir do esgoto doméstico tratado produzido pela cidade de Horizonte (CE), com a construção de 40 km de canais artificiais nos municípios de Horizonte (CE) e Aquiraz (CE). A iniciativa é inovadora no estado do Ceará e visa reduzir a demanda por água bruta a partir dos mananciais da região.

 

PPP pioneira

 

Marcos De Marchi, presidente da Vicunha, destaca a iniciativa como um marco para a indústria e para o meio ambiente. “Com a reutilização do esgoto doméstico para processos industriais, estamos preservando recursos naturais e fortalecendo nosso compromisso com a sustentabilidade, liderando o caminho para a construção de um futuro mais responsável para o planeta e para as populações da região, deixando um legado socioambiental positivo”.

 

“A VSA é um exemplo concreto de como uma parceria público-privada pode contribuir para a sustentabilidade, preservando o meio ambiente e promovendo o desenvolvimento econômico da região junto ao bem-estar da população”, afirma Neuri Freitas, diretor-Presidente CAGECE.

 

Como funciona a VSA

 

O empreendimento abrange dois sistemas de tratamento de água: A Estação de Produção de Água de Reúso utiliza uma tecnologia de dupla filtração para purificar parte do esgoto doméstico gerado pelo município de Horizonte a fim de produzir água de reúso de alta qualidade, possível de ser utilizada pelas indústrias da região em diferentes processos produtivos, a preços atrativos.

 

O esgoto doméstico tratado é transferido por meio de emissário com 12 km de extensão a partir da Estação de Tratamento operada pela Cagece em Horizonte.

Já a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais tem a função de tratar as águas residuárias produzidas pelas indústrias por meio de tecnologia que combina processos biológicos e físico-químicos, capazes de gerar um padrão de qualidade do efluente tratado que atende com segurança à legislação ambiental, possibilitando a sua disposição final no Rio Pacoti, por meio de um emissário de 21 km de extensão.

 

O projeto possibilita uma redução significativa de até 90% na dependência de água retirada do meio ambiente por parte da indústria, contribuindo para a preservação de mananciais e rios.

 

Além dos benefícios socioambientais, a VSA contribui para o desenvolvimento econômico da região, permitindo que empresas locais participem do sistema e desfrutem dos mesmos benefícios.

 

A capacidade inicial da Estação de Tratamento Industrial é de 50.000 litros/h, podendo chegar a 100.000 litros/h no futuro. A Estação de Produção de Água de Reúso, por sua vez, tem capacidade para uma produção de 60.000 litros/h, podendo aumentar para até 130.000 litros/h.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp