BRASIL

Pré-Carnaval já tomou conta das ruas no Brasil

O período de Carnaval ainda não começou, mas os festejos que são o verdadeiro “esquenta” para folia de Momo já estão agitando várias partes do país, e levando turistas a aproveitarem as diversas atrações pré-Carvanal durante o Verão.

 

O clima festivo toma conta das ruas, praças e espaços públicos, onde blocos de carnaval, bandas e grupos musicais se apresentam, envolvendo as cidades e agitando a atividade turística que movimenta a economia local, gera emprego e renda.

 

São milhares de viajantes que aproveitam as férias de janeiro e caem na folia.

 

Folia no Sudeste e  no Nordeste

 

A programação para o período está animada. Cidades como São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ) já estão com os blocos nas ruas.

 

Na capital paulista, por exemplo, desde o dia 11 de janeiro, está rolando festas, ensaios de escolas de samba abertos ao público e blocos prontos para desfilar atraindo multidões.

 

No Ceará, o Ciclo Carnavalesco de Fortaleza começou, oficialmente, na sexta-feira (12), com apresentações espalhadas por pontos tradicionais da cidade. O pré-Carnaval segue até a primeira quinzena de fevereiro e conta com atrações locais e nacionais.

 

No Recife (PE), o clima de festa começa a esquentar com as prévias carnavalescas. As comemorações iniciaram desde o dia 13 de janeiro.

 

Já na capital paraibana a “Folia de Rua” começa no dia 1º de fevereiro e deve seguir até o dia 7 do mês.

 

No Rio de Janeiro (RJ) opção não falta. Serão 453 desfiles de rua por toda a cidade.  A programação dos grandes desfiles terá início no dia 20 de janeiro, três semanas antes do Carnaval.

 

Na capital baiana, Salvador (BA), a tradicional Lavagem do Bonfim, maior festa religiosa da Bahia, que acontece a cerca de 280 anos, abriu espaço para o início das festividades carnavalescas.

 

Pacotes para brincar o Carnaval

 

Seja para curtir o Carnaval ou para descansar, a busca por pacotes de viagens no período tem aumentado no Brasil em 2024.

 

Dados da plataforma de viagens Decolar apontam que o interesse em conhecer o Brasil cresceu 114% em comparação com o ano passado.

 

Destinos como Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) despontam como os favoritos, prometendo atrair um público animado em busca de experiências únicas durante o período do Momo.

 

O levantamento traz também outras localidades como rotas mais procuradas para aproveitar a festa. As cidades da região Nordeste se destacam nas buscas. Porto Seguro (BA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Porto de Galinhas (PE), Recife (PE), Maragogi (AL) e João Pessoa (PB) fecham o top 10 destinos para o tradicional festejo, que este ano acontece entre os dias 8 e 14 de fevereiro.

 

“O carnaval é uma das festas mais tradicionais de nosso país. Nessa época do ano o Brasil aumenta muito seu fluxo turístico interno e de visitantes estrangeiros. É um momento de festa e temos muito a comemorar. As festividades movimentam hotéis, bares, restaurantes, produtores locais, enfim, toda uma cadeia que se beneficia do nosso setor e aquece a economia brasileira”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

 

O estudo também analisou a procura pelos destinos nacionais por clientes de outros países. Entre os preferidos pelos estrangeiros, aparecem as capitais: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). “O crescimento da procura de estrangeiros por pacotes de viagem para passar o Carnaval de 2024 no Brasil foi de 81%, em relação à busca para o carnaval de 2023”, é o que conta a diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar, Daniela Araujo.

 

Líder

 

Maceió (AL) aparece como destino mais desejado entre os brasileiros. Segundo a empresa Decolar, a capital alagoana é a cidade mais procurada para pacotes nacionais durante o Carnaval.

 

O aumento no fluxo turístico chega a 350%, e a ocupação hoteleira próxima aos 100%. Até março são esperados cerca de 1,5 milhão de visitantes na cidade.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp