BRASIL

Prefeito amarga baixa popularidade em Fortaleza e briga para ir ao 2º turno

Seguindo a série de panoramas das eleições 2016 nas capitais do Nordeste, A Revista NORDESTE traz uma análise do andamento da disputa em Fortaleza.

Fortaleza: Oposição ameaça reeleição do prefeito

Roberto Cláudio amarga baixa popularidade na Prefeitura e pode até ficar de fora do 2º turno nas eleições municipais da capital cearense

ode-se dizer que todo prefeito tem a faca e o queijo na mão na hora que vai tentar se reeleger. Mas não parece ser o caso do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Eleito em 2012, ele decidiu deixar o PROS em busca de algumas vantagens nas eleições, como mais tempo de televisão. Além disso, o atual prefeito tem também a preferência do governador do Estado, Camilo Santana (PT), mas amarga uma baixa popularidade entre os eleitores.

O fato é que Cláudio não agradou no seu primeiro mandato. Em uma pesquisa realizada pelo Ibope ainda no ano passado, o prefeito aparece com 47% de rejeição e apenas 9% de intenção de voto, garantindo a ele uma modesta quinta colocação. Um ponto a favor de Cláudio é a larga bancada que o PDT tem na Câmara Municipal, 18 vereadores da atual legislatura irão dialogar com suas bases e articular votos para o atual prefeito. Ao que tudo indica, os protagonistas das eleições de Fortaleza devem ser outros.

Apesar do Governador demonstrar preferência em apoiar Roberto Cláudio, não é assim que pensa a maioria dos filiados do PT. O partido já garantiu que terá candidatura próprio à Prefeitura, e o nome escolhido é o da deputada federal Luizianne Lins. A petista já foi prefeita e destacou que a campanha deste ano terá um diferencial. “Vai ser uma campanha muito difícil, com interesses econômicos em jogo, diante dessa conjuntura, mas é hora de renovar. Com o fim das doações empresariais, vai se renovar a campanha de militantes, com a participação das pessoas.”

O deputado Heitor Férrer, que na última eleição para prefeito ficou em terceiro concorrendo na legenda do PDT, hoje é filiado ao PSB e está na briga com grandes chances de assegurar uma vaga no segundo turno. “Heitor é capaz de abrigar o conjunto de toda a cidade de Fortaleza, contribuindo com seu perfil acadêmico e do campo da saúde como médico, além de ser reconhecido por todos os cidadãos que por quatro vezes lhe conduziram à Câmara Municipal de Fortaleza e outras quatro oportunidades à Assembleia Legislativa do Ceará”, afirmou o presidente do PSB, Danilo Forte.

O Capitão Wagner (PR), bacharel em Segurança Pública, é um fenômeno de votos, elegeu-se em primeiro lugar para a Câmara Municipal de Fortaleza em 2012 e novamente em primeiro lugar para a Assembleia Legislativa do Ceará em 2014. Agora aparece com altos índices de intenção de voto para a disputa pela Prefeitura, inclusive figurando em primeiro em alguns cenários de pesquisa. O deputado já fechou aliança com o PSDB, o que lhe garante um bom tempo de televisão e um destaque para a campanha. Wagner também dialoga com lideranças do PMDB, buscando uma aliança, mas o partido já tem o seu próprio pré-candidato.

O deputado federal Vitor Valim (PMDB) é um dos nove parlamentares do Ceará que votou pela abertura do Impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) na Câmara Federal. Após a sessão, Valim chegou a ser hostilizado no Aeroporto de Fortaleza. Enquanto fazia um lanche, ouviu palavras como “golpista” e “engomadinho”. Na sua preparação como pré-candidato para a Prefeitura, o deputado está articulando para formar uma candidatura que represente os partidos de oposição. Neste sentido, Valim sugere que poderia abrir mão da sua candidatura e possivelmente compor a vice de Capitão Wagner, ou então o inverso. O fato é que se acontecer a união de Wagner e Valim, a oposição teria uma candidatura muito forte.
 

Clique aqui e confira a Revista NORDESTE na íntegra

A revista está disponível para download para IOS e Andraoid, também gratuita

Google Play: https://goo.gl/2s38d3
IOS: https://goo.gl/WeP5eH


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp