Nordeste

Prefeito de João Pessoa anuncia reabertura do comércio, shoppings e da Orla; academias e bares continuam fechados

As medidas são parte da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização das atividades econômicas como forma de combate e prevenção ao novo coronavírus

10/07/2020


Na imagem o prefeito de João Pessoa durante o anúncio

Portal WSCOM

O prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo (PV) anunciou na tarde desta sexta-feira (10), a reabertura, a partir da próxima segunda-feira (13), do comércio varejista, dos shoppings centers e da Orla da Capital paraibana. As medidas são parte da terceira etapa do Plano Estratégico de Flexibilização das atividades econômicas como forma de combate e prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Sobre o plano e horários

Segundo Cartaxo, o comércio varejista, centros comerciais e shoppings populares funcionarão das 9h às 15h. Shoppings centers da capital poderão funcionar das 12h às 20h. Haverá  obrigação de uso de máscaras, a limitação de uma pessoa a cada 10m² e disponibilização de álcool em gel nos estabelecimentos.

Segundo Cartaxo, os horários foram definidos para evitar aglomerações em transporte públicos, que voltaram a funcionar nesta semana.

A orla da capital será reaberta para atividades das 5h às 8h da manhã, com a pista e a ciclovia funcionando. No entanto, será proibida a ocupação da faixa de areia e do mar.

Caminhadas  e esportes individuais também serão permitidos nas praças públicas, não sendo permitido o uso de bancos e equipamentos de ginástica ou de recreação, como playgrounds.

Também foi liberado o retorno dos jogos de futebol na cidade após reuniões com a Federação Paraibana de Futebol. As partidas devem ocorrer com portões fechados para o público.

A portaria que dispõe sobre as medidas a serem adotadas nas atividades de escritórios de profissionais liberais também passará a ser adotada nesta segunda, nos escritórios de profissionais de eventos, de autoescolas, e de secretarias e tesourarias de escolas e universidades privadas.  Missas, cultos e demais cerimônias religiosas, seguem liberadas com 30% da capacidade das igrejas.

Academias, bares e restaurantes fechados

Cartaxo também comunicou que ainda não é o momento de permitir a reabertura de academias em João Pessoa. Ele liberou, no entanto, a realização de atividades físicas com profissionais de educação física em lugares abertos.

Bares e restaurantes permanecem sem a permissão de retorno, como previsto no plano de flexibilização proposto pela Prefeitura. A expectativa é que a volta ocorra na 4ª etapa, no chamado ‘novo normal’.

Segundo Cartaxo, está sendo estudado o protocolo para retomada das feiras livres em João Pessoa. Há a possibilidade de anúncio ainda durante a 3ª etapa da flexibilização de uma volta do setor.

Higienização

Neste sábado e domingo, a Prefeitura de João Pessoa irá iniciar a ‘Operação Proteção’, para realizar o trabalho de sanitização, zeladoria e fiscalização para preparar o retorno das atividades na segunda-feira.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.