Piauí

Prefeito, secretários e vereadores de Teresina assinam termo de compromisso no combate à violência contra a mulher

Assinatura acontece, na manhã desta segunda-feira (6), na Prefeitura de Teresina e na Câmara dos Vereadores.

 

O prefeito Dr. Pessoa (MDB), secretários e vereadores de Teresina assinaram, na manhã desta segunda-feira (6), um documento simbólico de comprometimento ao enfrentamento da violência doméstica durante as respectivas gestões.

A campanha “Laço Branco” é nacional e realizada na capital com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). O objetivo é sensibilizar, educar e mobilizar homens pelo combate à violência contra as mulheres.

Para a secretária da SMPM, Karla Berger, o momento estimula que homens sejam vigilantes do próprio comportamento e dos demais, como amigos e familiares.

“A busca pela equidade é feita por homens e mulheres. Observar e mudar os papéis de gênero é uma oportunidade de tornar Teresina uma capital mais segura para todas”, pontuou a secretária.

A assinatura aconteceu em dois locais da cidade: na Prefeitura de Teresina, com a presença do prefeito e secretários municipais, e também no plenário da Câmara dos Vereadores da capital.

Campanha Laço Branco

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos, identificado como Marc Lepine, invadiu uma escola em Monteral, no Canadá, e, em uma sala de aula, ordenou que os homens saíssem. Ao ficar somente com mulheres no local, ele iniciou uma série de disparos de arma de fogo e assassinou 14 mulheres. Em seguida, tirou a própria vida.

Após o crime, um grupo de homens se posicionou em repúdio à violência contra a mulher e elegeu o laço branco como símbolo do movimento.

Países como Índia, Japão, Espanha, Alemanha, Inglaterra, África do Sul, Estados Unidos e Austrália adotaram a campanha. No Brasil, o lançamento oficial da campanha foi realizado em 2001.

g1pi

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp