Brasil

Presidente da ANEEL revela causas e efeitos dos problemas no segmento elétrico do País e aponta saídas

Por Walter Santos

 

EXCLUSIVO – O presidente da ANEEL, André Pepitone, tem sido o gestor das políticas voltadas à distribuição da energia elétrica no País com muitos desafios e problemas desde 2018. Na nova edição da Revista NORDESTE em fase de conclusão, ele promove uma leitura profunda sobre o segmento e decifra causas e efeitos das questões a envolver o segmento.

 

A edição fica pronta e circula a partir da próxima semana com abordagem sobre diversos aspectos do setor elétrico nacional de forma exclusiva.

 

Revista NORDESTE – Quais os maiores desafios do sistema elétrico nacional para atender todas as demandas? Ele responde na bucha:

 

– Digo, sem dúvidas, que o maior desafio nosso é a construção de um diálogo aberto que envolve todos os atores do Setor Elétrico. No nosso setor, para que as demandas sejam bem endereçadas, é preciso o esforço comum de vários atores que desempenham importantes funções para o seu funcionamento: Governo Federal, Agência Reguladora, Agentes Econômicos, Consumidores, Congresso Nacional, Ministério de Minas e Energia etc.

Ele disse ainda : “É natural que em algumas situações os interesses sejam antagônicos, que não haja convergência de opiniões para um tema em específico, todavia isso não pode ser empecilho a concretizarmos as melhorias e aperfeiçoamentos que a nossa população espera e merece. Consequentemente, é um desafio para o regulador ser o pivô desse diálogo entre vários atores, a fim de que eventuais divergências não travem o andamento de demandas importantes, a exemplo da abertura de mercado que está em curso e que permitirá a todos os consumidores, inclusive o residencial, escolher o seu fornecedor de energia”.

Por fim, afirma: “assim, embora seja um grande desafio, ouso dizer que conseguimos dialogar com todos os atores e esferas de poder durante a nossa gestão, concretizando demandas importantíssimas para a população brasileira”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp