Brasil

Prévias do PSDB: Como funciona a disputa que escolhe o candidato à Presidência

Filiados ao PSDB decidem neste domingo (21), por votação, quem será o candidato do partido à Presidência da República nas eleições de 2022. Estão no páreo os governadores João Doria, de São Paulo, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

A votação será por meio de um modelo híbrido: filiados com cargos de prefeito, governador, vice-prefeito, vice-governador, deputado, senador, ex-presidente e o presidente atual do partido votam presencialmente, em urnas eletrônicas instaladas em um centro de convenções em Brasília. Todos os outros filiados – sem mandato ou com mandato de vereador – votam por meio de um aplicativo de celular desenvolvido para essa ocasião, o “Prévias PSDB“.

 

O partido informou que 44,7 mil filiados em todo o Brasil se cadastraram para votar nas prévias. Isso corresponde a 3,4% dos 1,3 milhão de pessoas filiadas ao PSDB. A maioria dos que estão aptos a votar é de São Paulo (26,1 mil ou 58,5% dos inscritos).

Segundo o PSDB, 90% dos filiados com mandato do partido se registraram para votar, percentual que inclui todos os 72 deputados estaduais, 34 deputados federais e 7 senadores tucanos. Também estão aptos para votar 491 prefeitos, 397 vice-prefeitos e 3.949 vereadores.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp