MARANHÃO

Professora maranhense conquista prêmio MapBiomas com projeto inovador na área da biologia

Redação RNE*

 

 

Utilizar dados geoespaciais e imagens de satélite, por meio do Google Earth Engine e, dessa maneira,  promover a conscientização ambiental e a educação sustentável para o ensino na Educação Básica foi o propósito do projeto “Mapeamento e classificação dos Olhos d’Água em locais urbanos de Pastos Bons – Maranhão”, da professora maranhense Rosa Maria Duarte Veloso, que ministra a disciplina de Biologia no Centro Educa Mais Professor Ribamar Torres, no pequeno município de Pastos Bons, Médio Sertão do estado nordestino.

 

 

O projeto foi o grande vencedor na 6ª edição do Prêmio MapBiomas, na categoria Aplicações em Escolas. A ideia de Rosa Duarte foi buscar contextualizar a Matemática com a Biologia, reforçando a habilidade de leitura, interpretação de gráficos e tabelas e trazendo o debate de temas urgentes como racismo ambiental, justiça climática, microplásticos na natureza, doenças veiculadas pela água, mudanças climáticas, diversidade socioambiental, alfabetização em futuros, identidade e territórios, memória e resistência. 

 

 

A partir da utilização de imagens de satélite e dados geoespaciais da plataforma MapBiomas Brasil Collection 8,  Rosa Duarte  classificou as nascentes (olhos d´água) presentes em áreas urbanas, além da presença de pasto e o impacto das queimadas na cobertura do solo no município de Pastos Bons. 

 

 

“Este trabalho visa identificar e catalogar essas fontes de água, muitas vezes negligenciadas, e avaliar seu estado de conservação e as possíveis ameaças a que estão sujeitos”, explica a professora. 

 

 

Aplicabilidade

 

 

Segundo ela,  a análise de imagens de satélite foi utilizada para a detecção de corpos d’água e a aplicação de técnicas de geoprocessamento para avaliar e monitorar as mudanças ao longo do tempo. Durante esse processo, a equipe organizou focos de desmatamento, queimadas, compactação do solo, lixo à céu aberto, nascentes com presença de ferrobactérias ou superexploradas pela comunidade.

 

 

“No contexto do município de Pastos Bons, as nascentes, conhecidas como os olhos d’água, desempenham uma função importante na dinâmica da natureza, portanto é de grande importância observar a erosão do solo e evitar possíveis focos de contaminação. A água é um recurso natural valioso e muito importante para a preservação da vegetação ciliar, principalmente nessa região do Cerrado nordestino”, enfatizou a professora Rosa Maria.

 

 

Rosa Maria Duarte avalia que o prêmio recebido representa muito mais do que um reconhecimento individual. “Reflete o nosso compromisso, enquanto professores da Rede Pública do Maranhão, com a excelência educacional e a responsabilidade ambiental, essencial para o enfrentamento dos desafios ecológicos contemporâneos e no preparo das gerações futuras para enfrentá-los”. 

 

 

Diálogo e participação de estudantes

 

 

Participação dos estudantes e família são importantes para dar continuidade ao projeto.

 

 

Os estudantes participantes do projeto e as famílias também estiveram envolvidos durante o trabalho de campo. Foram realizadas atividades práticas como a coleta de dados, a análise de imagens e a elaboração de mapas relatórios sobre o impacto ambiental da situação de cada nascente avaliada.

 

 

“Outro ponto importante é que os membros do projeto continuem a promover uma conscientização significativa junto à comunidade que vive no entorno dessas nascentes para a importância da preservação dos recursos hídricos, explorando práticas de educação ambiental. A conquista do prêmio ressalta a qualidade e a relevância do projeto, evidenciando a capacidade da educação maranhense em abordar questões ambientais com metodologias inovadoras e tecnológicas”, acrescenta.

 

Sobre o prêmio

 

O Prêmio MapBiomas é uma iniciativa de destaque nacional, apoia e valoriza projetos educacionais que utilizam dados geoespaciais e imagens de satélite para promover a conscientização ambiental e a educação sustentável.

 

 

Em sua 6ª edição, o Prêmio se consolida como um importante instrumento de fomento de práticas pedagógicas inovadoras e integradas com a realidade ambiental do Brasil. Esse estímulo é fundamental para que as escolas desenvolvam metodologias que aliem o conhecimento teórico com a prática e possibilitem a análise crítica do ambiente.

 

 

*Com informações da Seduc MA e MapBiomas

 


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