A aula inaugural será no sábado (16/4), às 9h, e conta com a presença do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Geraldo Reis, de pais, mães e responsáveis dos integrantes do Núcleo e de lideranças do bairro da Liberdade e região.
Segundo o secretário Geraldo Reis, a abertura do Núcleo Liberdade integra o plano de expansão do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) – programa prioritário do Governo do Estado que promove a inserção social de crianças, adolescentes e jovens por meio da música.
“Até junho, abriremos mais dois núcleos do Neojibá . Um no Parque São Bartolomeu, na região do Subúrbio Ferroviário, e outro no município de Vitória da Conquista. A nossa meta é levar o programa aos 27 Territórios de Identidade, uma demanda do Governador Rui Costa de proporcionar a um maior número de jovens alternativas culturais e de desenvolvimento social”, disse Reis.
O Núcleo São Bartolomeu oferecerá aulas e prática coletiva de Música Popular Brasileira, enquanto o Núcleo Vitória da Conquista irá trabalhar com instrumentos de cordas e iniciação musical.
“No Parque São Bartolomeu, o Neojibá fará uma experiência pedagógica que mescla música popular brasileira com um repertório clássico. Já a nossa chegada em Vitória da Conquista é um movimento natural, por ela ser a terceira maior cidade do Estado", afirma Fabien Lerat, gerente pedagógico do Neojibá , sobre a abertura dos próximos núcleos.
Durante o evento, o professor André Gomes Felipe, coordenador da área de iniciação musical e teoria do NEOJIBA, realiza no espaço uma aula aberta com as crianças beneficiárias do programa. Os integrantes do Coro Juvenil do NEOJIBA também participam da atividade inaugural para divulgar o futuro Coral da Liberdade, que será composto por adolescentes do bairro e região.
A abertura do Núcleo Liberdade é o primeiro passo para a chegada definitiva do NEOJIBA no bairro, pois futuramente o Parque do Queimado irá abrigar a sede do programa. “Desde a cessão de uso do Parque do Queimado, já avançamos bastante com os projetos executivos para restauro e revitalização do espaço. Mas antes mesmo da sede ficar pronta, nós já queríamos marcar nossa presença no bairro. O início do nosso Núcleo Liberdade é justamente a concretização dessa vontade”, afirma Beth Ponte, diretora institucional do Neojibá .
O Núcleo Liberdade iniciou suas atividades em março, oferecendo aulas de iniciação musical para cerca de 50 crianças, entre 5 e 8 anos, residentes na região. Elas participam de atividades de formação com violino de papel e flauta doce para sensibilização no universo da música. Apesar de recém-criado, o grupo de crianças já tem apresentações marcadas.
O Núcleo Liberdade integra o calendário de atividades musicais comunitárias, que o programa NEOJIBA promove ao longo de 2016 nos seus Núcleos sediados dentro e fora de Salvador. Como a Semana da Música Brasileira, que será realizada em todos os Núcleos do programa de 18 a 22 de Abril e, no mês de Junho, a Semana Junina do Neojibá.
Fonte: Tribuna da Bahia
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.