NORDESTE

Projetos de arquitetura do Nordeste ganham o prêmio ArchDaily 2024

 

Por Luciana Leão

 

Dois projetos arquitetônicos do Nordeste foram os vencedores do Prêmio Obra do Ano 2024, realizado pela ArchDaily, em sua oitava edição, premiação concedida a idealizações em países lusófonos.

 

O Hospital Veterinário Escola da Unileão, localizado em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, obteve o primeiro lugar. O projeto tem assinatura do escritório Lins Arquitetos Associados. 

 

Por estar localizado em uma região quente e úmida, toda a obra possui ventilação que permite aos animais e a quem trabalha uma sensação térmica mais aconchegante, ao que os arquitetos chamam de “arquitetuta bioclimática”. 

 

Conjunto de cinco coberturas metálicas curvas, com até 12 metros de pé-direito permite mais sombreamento. Foto: Joana França

 

Em pleno semiárido nordestino, a edificação tem um conjunto de cinco coberturas metálicas curvas, com até 12 metros de pé-direito, permitindo maior sombreamento, diante de temperaturas que podem atingir  uma média acima de 35ºC.

 

Marco dos Corais , em Maceió

 

O segundo lugar ficou com um dos principais cartões postais da capital alagoana, o Marco dos Corais.

 

https://revistanordeste.com.br/marco-dos-corais-concorre-a-premio-internacional-de-arquitetura-como-melhor-intervencao-urbana/

 

O Marco dos Corais, situado no bairro da Ponta Verde, tem seu projeto assinado pelo escritório alagoano Angeli Leão. Inaugurado em 2022, pelo Governo de Alagoas, a obra se tornou um ponto de referência entre os alagoanos e visitantes.

 

Uma completa imersão à beleza da Costa dos Corais em Maceió. Foto: Rogério Maranhão

 

De lá, é possível observar a movimentação do mar embaixo do monumento, como também um caminho com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, que mostra todas as praias de Alagoas e Pernambuco que fazem parte da Costa de Corais,  maior unidade de conservação ambiental marinha costeira do Brasil. Uma instalação com luzes de fibra óptica forma ainda uma rosa dos ventos, apontando, a partir daquela posição, os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste.

 

“Com esta obra tão importante para o nosso estado, conseguimos contemplar a beleza das nossas praias em um ambiente que agrega modernidade e conforto, tornando-se uma importamte área de lazer. Além de ser um dos principais atrativos turísticos da capital alagoana, o espaço, de estilo mais limpo e harmônico com a natureza, também respira consciência ambiental”, avalia a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga.

 

Uma fábrica de biscoitos que virou um hub de inovação, em Lisboa

 

Em terceiro lugar ficou a intervenção urbana em uma antiga fábrica de biscoitos em Lisboa, Portugal, dos arquitetos Julian Breinersdorfer Architekten , José Baganha e Angela Maurice.

 

Segundo os autores, na discrição do projeto para a ArchDaily, a Factory Lisbon é a reutilização adaptativa de uma fábrica de biscoitos e macarrão, de 1973 do exército português.

 

 

“O edifício tombado pelo patrimônio histórico fica na frente do porto de Lisboa, em um complexo histórico de abastecimento do exército, que está sendo transformado em um distrito de inovação, o Hub Criativo de Beato”.

 

 

Foto: Francisco Nogueira

 

Neste ambiente,  estão sendo abrigados espaços de escritórios para grandes empresas e startups combinados com espaços para eventos, restaurantes locais e um terraço de acesso público de 2.000 m². “A abordagem do projeto é manter materiais e superfícies antigos sempre que possível e constratá-los com elementos contemporâneos de concreto, aço, vidro e madeira”..

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp