Brasil

Provas do Enem começam hoje (21); clima é de ansiedade e tensão por parte dos alunos

Até o grande dia chegar a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se torna uma verdadeira maratona, um longo percurso, acompanhado por livros, aulas e exercícios.

Mas a tão esperada vaga na universidade, este ano, porém, trouxe novos obstáculos já na reta final. A ansiedade e o estresse que são sempre comuns, este ano somaram-se as noticias de crise sem precedentes no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), deflagrada depois que 37 servidores entregaram seus cargos com denúncias contra a direção do órgão. A maioria deles trabalhava na elaboração e na logística do exame e o receio agora é de que problemas de última hora não sejam resolvidos a tempo.

Na Paraíba, pelo menos 93.452 candidatos estão aptos para fazer as provas do Enem 2021, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste domingo (21) acontece o primeiro dia de provas do exame.

Pra deixar o leitor bem informado, o Portal F5 Online vai acompanhar as principais noticias deste primeiro dia de provas e divulgar os detalhes aqui. Também preparamos um guia com as principais informações sobre a prova, veja:

Horários 

Os estudantes devem chegar até as 13h porque a prova terá início às 13h30 (horário de Brasília). A duração da prova é de 5 horas e 30 minutos.

Matérias 

Neste primeiro domingo  os estudantes vão responder a 90 questões objetivas, sendo 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa.

No segundo dia de Enem (próximo domingo, 28), o candidato responde 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, tendo cada uma das áreas 45 questões objetivas.

O que não esquecer de levar no dia da prova 

Documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, a máscara de proteção facial é item obrigatório em 2021, assim como foi em 2020.

*F5/WSCOM


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp