INTERNACIONAL

Putin e Xi se reúnem em encontro que marca novo sistema internacional

Por José Reinaldo Carvalho

Em meio à crise entre a OTAN e Rússia em torno da Ucrânia, os presidentes da China e da Rússia se encontram nesta sexta-feira (4), em Pequim. Putin visita a China para participar dos Jogos Olímpicos de Inverno 2022.

 

Na ocasião, os dois líderes manterão entendimentos que resultarão na elevação a patamares mais altos das relações bilaterais e em uma cooperação mais ativa e assertiva diante dos grandes desafios mundiais.

É a “primeira visita ao exterior do ano” de Putin, diz a Central Chinesa de Televisão. O presidente da China, Xi Jinping, fará com seu colega russo o primeiro encontro presencial com um líder mundial em quase dois anos.

China e Rússia estão decididas a atuar conjuntamente em todas as agendas importantes para a cooperação internacional e a paz mundial. Mantendo o princípio de não interferência nos assuntos internos de outro país, a China deixou claro de que lado está na atual crise que envolve os EUA, a Otan, a Ucrânia e a Rússia.

 

A diplomacia chinesa alertou que é necessário que os EUA, as demais potências ocidentais e a Otan, levem em conta as preocupações da Rússia.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp