A revista científica da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Convocarte, dedicou vintepáginas para discutir o trabalho do artista paraibano João Lobo sobre o tempo e o movimento.
Coordenada pelo Professor Dr. Fernando Rosa Dias,a revista Convocarte é um mecanismo científico ágil e dinâmico, com uma larga plataforma de modos de reflexão sobre as artes, sendo expressão do modo sincrético de funcionamento afeito à área científica de Ciências da Arte, incorporando ensaios de predomínio teórico enraizado nos mais predominantes modos de discurso sobre arte: História da arte, Crítica de Arte, Estética, Teorias da Arte ou Curadoria.
Produzida semestralmente, esta revista publicatrabalhos desenvolvidos no âmbito das Ciências da Arte, nos ciclos de formação e em linhas de investigação do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes – CIEBA. São contributos para o estudo dos discursos sobre a arte em torno da historiografia da arte, da crítica, da estética, etc.
O trabalho do artista paraibano ganhou destaque por enfocar a velocidade, o tempo e o movimento no contexto da linguagem fotográfica com uma produção realizada com as linhas férreas portuguesas.
Desenvolvido em cinco anos de pesquisa o “complexo artístico O TEMPO DO MOVIMENTO”, que será lançado em 2025 no continente europeu, provoca a discussão sobre os sistemas fechados, as suas consequências positivas e negativas para a arte contemporânea e as intervenções de artistas que buscam ultrapassar esses limites herméticos para produzir obras com nomenclaturas artísticas renovadas.
Premiado recentemente pelo Museu Nacional do Grão-ducado de Luxemburgo, esse trabalho ganhou notoriedade no meio científico pelo inusitado de sua produção, mas, sobretudo, pela originalidade com que o artista paraibano criou e construiu essa produção.
O trabalho de João Lobo participa de duas edições da revista. O número 14, onde o artista aparece com a imagem da capa da revista e o número 15 onde o ensaio fotográfico é discutido pelo editor da publicação Prof. Dr. Fernando Rosa Dias.
Edição14:http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/05/Convocarte-n.14_versao-previa.pdf
Edição15http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2024/05/Convocarte-n.15_versao-previa.pdf
Perfil
João Lobo é um artista visual e realizador luso-brasileiro que trabalha com fotografia e vídeo-arte. Autor de livros e filmes, atua como curador de fotografia e cinema. Desenvolve trabalhos com a linguagem minimalista, a pesquisa académica acerca da fotografia no campo ampliado e a realização de filmes experimentais. Premiado internacionalmente, registra-se a sua produção artística no livro JOÃO LOBO: Coleção SENAC, Volume 15, Editora SENAC, São Paulo, Brasil.
Legenda da fotografia:
Obra de João Lobo premiada pelo Museu Nacional do Grão-ducado de Luxemburgo
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.