NORDESTE

Revista NORDESTE: Diante do desafio digital, secretários de Comunicação saem do casulo para construir superações

Em Salvador, pela primeira vez, representantes da comunicação do Brasil decidem apontar meios para resolver políticas da Midia Pública do Brasil

 

Por Walter Santos

 

 

 

O Secretário de Comunicação do Governo da Bahia, André Curvello, é personagem reconhecido muito além de seu estado pelo acúmulo de competência como gestor público há muitos anos.  A rigor, ele é executivo com performance na iniciativa privada da gestão comunicativa auxiliando as estratégias publicitárias a acumular diversas vitórias. Agora, de junho em diante ele é o novo e primeiro Secretário presidente do Fórum Nacional em eleição conquistada na reunião de Salvador. Nesta entrevista, ele explica seus desafios . Leia:

 

Leia aqui ou abaixo:

 

 

Revista NORDESTE – A cena da comunicação e marketing fo Brasil, a partir do universo público de Secretários de Estado, acaba de eleger em Salvador a sua pessoa para presidir o Fórum Nacional de Comunicação. O que significa de cara tamanha responsabilidade?

André Curvello – É um grupo. Fizemos a primeira reunião, o primeiro Forum Nacional em Salvador. Impressionante a qualidade dos profissionais e das profissionais. Sofremos com os mesmos problemas. Essa troca de experiência será fantástica para aprendermos e assim utilizarmos a ferramenta da comunicação como um instrumentos para fortalecer o processo democrático. Acho que através da comunicação poderemos contribuir para uma sociedade melhor. A responsabilidade é enorme assim como a vontade de trabalhar e contribuir para o setor de organize e fortaleça.

 

NORDESTE – Não precisa ser expert na área para identificar um novo modelo de comunicação no mundo, também a afetar o segmento público, portanto, quais os desafios imediatos que o Sr. considera urgentes para tratamento estratégico?

André Curvello –  A tecnologia dita o ritmo da sociedade. Hoje, a comunicação é tecnologica, é velocidade característica das redes sociais. É bom? muito. É ruim? Sim, a partir do momento que as redes sociais são utilizadas para promover o ódio, a violência e atentar contra a democracia através de fake news. É o nosso grande desafio. Precisamos estar unidos, independentemente de ideologia ou partido partido político. Temos que estar unidos para enfrentar a mentira que destrói reputação, que destrói família e que mata. É um câncer que vem corroendo a sociedade. Não podemos permitir. Temos que dar um basta.  Entendo que esse seja o nosso grande desafio. Se estivermos juntos, estaremos mais fortes.

 

NORDESTE – O tamanho continental do Brasil constata culturas diferentes no trato de assuntos comuns no caso da comunicação. O que o aspecto cultural ajuda e/ou atrapalha, portanto, quais as táticas comuns para alinhamento nacional?

André Curvello –  Muito importante que a comunicação respeite as características culturais de cada região. Temos sorte de ser um país que tem regiões com características culturais próprias, o que nos torna um país diverso, multicultural. A comunicação deve estar atenta a esse aspecto se quiser ser eficiente. Obviamente que toda essa grandeza dificulta mas ao mesmo tempo é desafiador. É uma aprendizagem constante.

 

NORDESTE – Como foi construir a condução do processo político para obtenção de unanimidade num tempo de tantos embates? Como diz a canção, o que a Bahia tem neste campo tão complexo?

André Curvello –  A unanimidade foi uma generosidade dos colegas e das colegas. Também mostra um amadurecimento porque é importante estarmos unidades nesse início de processo de construção. É uma entidade que está nascendo forte com propósitos muito claros, sem partidarismo político. Aceitei essa missão, quando já havia deixado claro que meu nome não estava a disposição. No entanto, atendi a essa convocação e vou me empenhar ao máximo para colaborar. Vai dar certo.

 

NORDESTE – Ficou evidente a performance do Secretário de Comunicação da Paraiba, Nonato Bandeira, sobretudo nesta fase em que o presidente do Consórcio Nordeste é o governador João Azevedo. O que construir nessa relação institucional?

André Curvello – 5 – O Nonato é um excelente profissional. Sujeito competente e ético. Aliás, esse grupo que participou do fórum em Salvador é fantástico. Tem muito a contribuir para  comunicação institucional nos estados e no Brasil.

NORDESTE – Que políticas a adotar num tempo de GPT, IA e o comando dos algoritmos diante da mídia tradicional? Como contemplar analógicos e digitais no mercado?

André Curvello – Incialmente, falava-se que a televisão acabaria com o rádio…Muito se profetizou sobre o fim da midia impressa…agora se fala que a tv aberta vai acabar…São profecias inócuas. As midias convivem, funcionam como cadeia. Portanto, é perfeita compatível a convivência do analógico com o digital. Agora, é preciso máxima atenção com a tecnologia. Por exemplo, estamos em tempos de discussão sobre um projeto de lei intitulado com PL das Fake News. Está errado: deveria se chamar PL da Verdade, PL da Responsabilidade.  Essas plataformas precisam sim ser responsabilizadas. Não devem se preocupar apenas com seus algoritimos e os bilhões em lucros. É muito mais do que isso: é responsabilidade social.

 

NORDESTE – Objetivamente, como assim?

André Curvello – As redes sociais não podem continuar sendo terra sem lei, onde se agride, se destrói reputações, se estimula atentados contra a democracia, se estimula a pedofilia, a ato mutilação…Ninguém de bom senso quer isso. Ninguém de bom senso quer censura. O que se quer é proteger a sociedade. É responsabilidade. Por isso, defendo esse projeto de lei. O Brasil precisa evoluir assim como outros países como a Austrália e a própria União Européia. Repito: a tecnologia é boa demais, mas a responsabilidade é imperativa.

 

NORDESTE – Por fim, qual o papel da ÉTICA nesta nova fase?

André Curvello – Ética. Não apenas nessa nova fase, mas sempre: ética e respeito devem andar de mãos dadas. São alicerces para uma sociedade melhor.

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp