INTERNACIONAL

Rússia e China vetam resolução dos EUA que pedia cessar-fogo imediato em Gaza

A Rússia e a China vetaram esta sexta-feira um projeto de resolução proposto pelos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU que determinava “um cessar-fogo imediato e sustentado” na guerra de Israel contra o Hamas em Gaza.

 

Foi a primeira vez que os Estados Unidos pediram um cessar-fogo imediato em Gaza no Conselho de Segurança, após terem vetado vários projetos de resolução apresentados por outros países.

 

Segundo a AP, 11 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU votaram a favor, três votaram contra (Rússia, China e Argélia) e um absteve-se (Guiana). Rússia e China são membros permanentes do Conselho de Segurança, pelo que o voto contra representa um veto.

 

França prepara nova resolução

 

O presidente francês informou entretanto que Paris vai trabalhar numa nova resolução para levar ao Conselho de Segurança da ONU, juntamente com a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos, com vista a um cessar-fogo em Gaza, apesar dos vetos desta sexta-feira.

 

Macron afirmou que a mudança no tom de Washington significa que há esperança para progressos com uma eventual nova resolução que seja apoiada pelos estados árabes, e que estes consigam convencer Moscovo e Pequim a não se oporem a um novo texto.

 

Na quinta-feira, os líderes europeus conseguiram ultrapassar as diferenças e, pela primeira-vez, pediram na cimeira de Bruxelas uma “pausa humanitária imediata que leve a um cessar-fogo sustentável” em Gaza.

 

*De Euronews


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp