NORDESTE

Salvador recebe edição regional da Connected Smart Cities

Um dos maiores eventos de Cidades Inteligentes do Brasil, o Connected Smart Cities, tem a partir desta quinta-feira (18), uma versão focada para a Região Nordeste, e acontece no Centro de Convenções, em Salvador. 

 

O Connected Smart Cities Regional Nordeste terá 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes.

 

Ecossistema 

 

Com uma população que representa 26,9% do Brasil, distribuída em quase 1,8 mil municípios e ocupando 20% do território nacional, o Nordeste é um ecossistema de peso no cenário brasileiro, contribuindo com 15% do Produto Interno Bruno (PIB), e Salvador está no centro dessa busca por soluções e oportunidades para a transformação das cidades. Inclusive, a capital baiana ficou na 9ª posição nacional em 2023, do Ranking Connected Smart Cities.

 

O público-alvo do evento inclui prefeitos, secretários e outras lideranças dos nove estados nordestinos. Os participantes terão acesso a rodadas de negócios, workstations e uma exposição com as soluções e tecnologias mais inovadoras para a região.

 

Temáticas 

 

O Connected Smart Cities vai abordar temas para o avanço das cidades nordestinas, como Cidades Prósperas, Cidades Empreendedoras, Cidades Participativas e Engajadas, Urbanismo Sustentável, Cidades Conectadas, Cidades Resilientes e Inclusivas, Mobilidade Ativa, Data Analytics, Tendências e Conectividade e Integração.

 

Destaques regionais 

 

A região Nordeste saiu na frente quando se trata de desenvolver cidades inteligentes. Salvador foi a pioneira em uma plataforma de tecnologia inteligente em gestão do transporte, que desde 2015 monitora, em tempo real, todos os ônibus da cidade 24h por dia.

 

Para enfrentar os desafios relacionados à infraestrutura e aos serviços públicos, o evento contará com a participação de empresas e concessionárias responsáveis pela distribuição de água, saneamento, telecomunicações e gestão de resíduos sólidos.

 

Estas entidades, juntamente com especialistas do setor, compartilharão soluções já implementadas e servirão como modelos inspiradores para o desenvolvimento de outras cidades, visando superar os padrões nacionais.

 

Isso inclui o planejamento urbano, com ênfase no exemplar Plano de Cidades Inteligentes adotado por Salvador; a inovação tecnológica, impulsionada pelo Polo Tecnológico de Recife; a qualidade da educação básica, com notável desempenho em Fortaleza; a digitalização dos serviços públicos, exemplificada pela plataforma Ajuinteligente, de Aracaju; e o progresso econômico de várias cidades locais, além de avanços em empreendedorismo, segurança, energia e outros aspectos relevantes.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp