PERNAMBUCO

São João de Caruaru é cancelado pelo segundo ano consecutivo por causa da Covid-19, diz prefeita

Maior e Melhor festejo junino do mundo – Pela primeira vez no ano passado, em 40 anos, o evento não foi realizado e prefeitura estimou prejuízo de R$ 200 milhões.

 

O São João de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia da Covid-19. A informação foi divulgada pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (26).

“Lamentamos, assim como todos os caruaruenses, a não realização do São João”, disse a prefeita. A Prefeitura de Caruaru ainda não informou se haverá alguma ação durante o mês de junho.

 

Caruaru sem São João em 2020

Em 2020, o mês do São João deu lugar à saudade. Devido à pandemia do coronavírus e também para evitar aglomerações, o maior e melhor festejo junino do mundo não foi realizado pela primeira vez em 40 anos. Sem a festa, a prefeitura estimou um prejuízo de R$ 200 milhões.

Em 2019, “foram cerca de 3 milhões de pessoas que circularam na cidade durante os festejos juninos e cerca de seis mil empregos diretos e 12 mil empregos indiretos gerados. É um motor para economia, o São João”, destacou o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Rubens Júnior.

Artistas que passaram pela festa

No passado, nomes como Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, passaram pelo São João de Caruaru. Artistas da terra como Azulão, Onildo Almeida, Elifas Júnior, Valdir Santos, Petrúcio Amorim e Fulô de Mandacaru também já se apresentaram no festejo, além dos paraibanos Elba Ramalho, Zé Ramalho e Flávio José.

Tamanho o nome e a importância do São João de Caruaru, a maior festa da cidade ainda recebeu nomes conhecidos nacionalmente, a exemplo dos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Zé Neto e Cristiano, Matheus e Kauan, Marília Mendonça, Michel Teló, Gusttavo Lima e Luan Santana; o festejo também deu lugar ao axé e à música eletrônica, com Léo Santana e Alok, respectivamente; à MPB, com Lenine, Geraldo Azevedo, Gilberto Gil e Chico César, por exemplo; e ao forró estilizado com Wesley Safadão, Xand Avião e o saudoso Gabriel Diniz.

 

O forró de Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Santanna, Magníficos, Limão com Mel, Mastruz com Leite já marcaram presença em Caruaru. E foi por causa deste estilo musical que Caruaru ganhou a alcunha de Capital do Forró, por meio da música homônima de Jorge de Altinho.

 “Quando fiz a música eu quis dar uma pequena contribuição para aquilo que eu via. O que eu presenciei no São João, nos casamentos matutos, nos colégios, nos palhoções distribuídos na cidade, nas comidas gigantes… Era uma cidade com muita cultura”, disse o compositor.

 

*G1Caruaru


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp