Nordeste

Sarto Nogueira, do PDT, é eleito prefeito de Fortaleza

Sarto Nogueira (PDT) é eleito prefeito de Fortaleza. Com 99,96% das urnas apuradas, ele foi matematicamente eleito. Ele venceu Capitão Wagner (Pros).

Sarto fez uma ampla coligação no 1º turno das eleições 2020 e ampliou a aliança no segundo, após atrair os candidatos derrotados. O prefeito eleito teve como principais apoiadores Cid e Ciro Gomes. Capitão Wagner foi o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro em Fortaleza.

Em entrevista no momento da votação, neste domingo (29), Sarto disse que a prioridade de seu mandato será trabalhar para amenizar as crises sanitária e econômica causadas pela pandemia de coronavírus.

“Em primeiro, e eu diria simultâneo, a questão da crise sanitária e da crise econômica. Vamos trabalhar pra recuperar a economia, principalmente na periferia.”
Sarto Nogueira tem 61 anos de idade e é casado com Natália Herculano. Eles criam três cachorros, incluindo a cadela Marrion, da raça Lulu da Pomerania, que virou mascote da campanha e inspirou memes na internet.

Histórico político
Sarto Nogueira foi eleito deputado estadual por sete vezes, desde 1994. Antes, em 1988, ele foi eleito vereador de Fortaleza pelo Partido Democrata Cristão (PDC), sendo reeleito em 1992. Na eleição mais recente, em 2018, ele obteve 68.937 votos.

Ele também é médico formado pela Universidade Federal do Ceará e o atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Assim como Roberto Cláudio há oito anos, Sarto foi eleito prefeito de Fortaleza enquanto assumia o cargo de presidente do legislativo estadual.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você