Ceará

Saúde dá incentivo a municípios para consolidar rede de hospitais polo e ampliar policlínicas no Estado

 

 

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) avança nas articulações junto aos municípios cearenses para consolidar a rede de hospitais polo e ampliar as especialidades das policlínicas no interior do Estado. Ainda repercutem ações desde a última  terça-feira (20), com a equipe da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), liderada pelo secretário executivo Ivan Coelho,  em Limoeiro do Norte e Russas reunida com gestores municipais e das unidades.

 

Nos encontros, foram discutidos formatos e soluções para a incorporação de novos serviços e equipamentos que trarão melhorias e ampliarão a oferta assistencial nas atenções secundária e terciária da Região de Saúde Litoral Leste/Jaguaribe.

 

Também foram avaliadas as formas de financiamento desse reforço nas unidades, com recursos federais, estaduais, além do próprio município.

 

A política de incentivo hospitalar da Sesa contempla todas as Regiões de Saúde, visando à consolidação da rede de hospitais polo. Por outro viés, a pasta também busca, junto aos Consórcios Públicos de Saúde, o fortalecimento das especialidades das policlínicas.

 

As iniciativas impulsionam a regionalização da oferta de serviços aos usuários, medida fundamental da Plataforma de Modernização da Saúde.

 

Gestores e técnicos da Seade já visitaram municípios das regiões Norte, Sertão Central e Cariri para apresentar a política de incentivo hospitalar. A parceria da Sesa (por meio da Seade e das Superintendências das Regiões de Saúde) com as gestões municipais é essencial para a efetivação das medidas.

 

“O intuito da Secretaria da Saúde do Ceará é agilizar o processo de melhoria nas unidades para oferecer aos mais de 80% dos cearenses que usam a saúde pública o amplo acesso às especialidades que podem ser ofertadas. Estamos visitando muitos hospitais e policlínicas e percebendo que temos como avançar na criação de novos serviços. Para adiantar essa consolidação dos hospitais polo, sobretudo com a diminuição dos índices da pandemia de Covid-19, intensificamos a aproximação com os municípios”, ressalta o secretário executivo Ivan Coelho.

 

Polo de cirurgias e novos leitos de UTIs

Em Limoeiro do Norte, as adequações do hospital São Raimundo permitirão a implementação de novas clínicas (Clínica Geral, Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria e Anestesia); serviço cirúrgico 24 horas com procedimentos eletivos sendo iniciados em agosto de 2021; Centro de Imagem com tomógrafo, que será doado pela Sesa, e Ultrassonografia. Além disso, há previsão de habilitação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) clínicas e integração do sistema informatizado da gestão hospitalar. A projeção é de finalizar a incorporação dos novos serviços até dezembro.

 

Na Policlínica Judite Chaves Saraiva, o plano vislumbra a ampliação do atendimento obstétrico de risco e otimização da oferta ambulatorial existente. Também é objetivo da Sesa retomar as cirurgias eletivas e criar um Centro de Reabilitação no local.

 

O secretário da Saúde de Limoeiro do Norte, Júnior Ibiapina, avalia que a incorporação de novos serviços beneficiará toda a região. “A reunião de hoje foi um momento muito construtivo. Tivemos uma boa impressão do trabalho a ser executado daqui pra frente. Foi construída a possibilidade de voltar a funcionar um polo regional de cirurgias em Limoeiro, com procedimentos 24 horas, assim como a vinda de outras clínicas e equipamentos de imagem para auxiliar os atendimentos. Isso trará benefício para a população da cidade e de toda a região”.

 

Mais serviços

O Hospital e Casa de Cuidados de Russas passará a oferecer Clínica Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria, Neonatologia, Traumatologia e Anestesia). Também serão retomadas as cirurgias eletivas em agosto, com serviço 24 horas, para diminuir a demanda reprimida durante a pandemia. A Sesa ofereceu tomógrafo para o Centro de Imagem e a implementação do sistema IntegraSH, de gestão hospitalar, incluindo formulário eletrônico. Está prevista ainda a habilitação de novos leitos de UTIs clínicas. Todas as entregas pactuadas na reunião dessa terça-feira estão programadas para 2021.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp