BRASIL

SBAU elege professora da UFRPE como nova presidente

A Professora Ana Lícia Patriota Feliciano Marangon do Departamento de Ciência Florestal da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE foi eleita na última quarta-feira (20 de setembro de 2023), por aclamação, a nova Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana SBAU em Assembleia da Geral.

 

A eleição aconteceu durante a realização do XXV Congresso BrasileiroCBAU e III Congresso Internacional de Arborização UrbanaCIAU, na cidade de Maringá/PR.

 

Ela é a quarta mulher a assumir a Presidência da SBAU, após 23 anos. Ana Lícia Patriota é Professora do Curso de Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, e atua em ensino, pesquisa, extensão, com orientação de alunos de graduação, na Iniciação Científica, Educação Tutorial, TCC e no Mestrado e Doutorado. Tem experiência em cargos administrativos na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como Coordenadora de Programas Especiais e como Coordenadora Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e na atual Pró-Reitoria de Pós-Graduação, como Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação StrictoSensu de Excelência, saindo em abril de 2021, para assumir a Coordenação do Programa de PósGraduação em Ciências Florestais, permanecendo como Coordenadora do PPGCF até abril de 2023. Também faz parte da atual Diretoria da SBAU, como Vice-Diretora Técnico-Científica, além de ser sócia fundadora da SBAU, há 31 anos, durante sua criação em 16 de setembro de 1992, em Vitória-ES. Certamente, a experiência administrativa adquirida ao longo dos anos será de grande relevância para a gestão da SBAU.

Extremamente feliz e grata por ter sido eleita como Presidente para o mandato do novo triênio 2024-2026, e ciente da responsabilidade e desafios a serem enfrentados para atingirmos os objetivos, metas e ações para elevar cada vez mais o nome da SBAU ao topo, juntamente com toda equipe competente da chapa Crescendo e Fortalecendo suas Raízes”, constituída da seguinte forma:

PRESIDENTE DA SBAU: ANA LÍCIA PATRIOTA FELICIANO MARANGON
VICE-PRESIDENTE: KETLEEN GRALA
DIRETOR DE GESTÃO: VICTOR DE MENEZES CHAVES
VICE-DIRETOR DE GESTÃO: JOÃO PAULO FERREIRA DA SILVA
DIRETORA TÉCNICO-CIENTÍFICA: FLÁVIA GIZELE KONING BRUN
VICE-DIRETOR TÉCNICO-CIENTÍFICO: LUIZ CARLOS MARANGON

DIRETORIAS E SECRETARIAS REGIONAIS:

DIRETOR REGIONAL NORTE: ALEXANDREDE MORAES FERREIRA
SECRETÁRIO REGIONAL NORTE: SÉRGIO BRAZÃO E SILVA
DIRETOR REGIONAL NORDESTE:ANDERSON LEITE FONTES
SECRETÁRIA REGIONAL NORDESTE:PATRÍCIA CARNEIRO SOUTO
DIRETORA REGIONAL CENTRO-OESTE:GISSELLI RAMALHO GIRALDELLI DOS SANTOS
SECRETÁRIO REGIONAL CENTRO-OESTE:AMADEU RAMPAZZO JUNIOR
DIRETOR REGIONAL SUDESTE: FLÁVIO PEREIRA TELLES
SECRETÁRIO REGIONAL SUDESTE: LUIZOCTÁVIO PEDREIRA
DIRETOR REGIONAL SUL: CÁSSIO BRUFATTO
SECRETÁRIO REGIONAL SUL: JOÃO PEDRO ARZIVENKO GESING

CONSELHO FISCAL:

TITULAR: MARIA DENISE SANTANA COELHO
TITULAR: PEDRO HENRIQUE MAIA E SILVA
TITULAR: ALEXANDRE PAES KRAUSEGONÇALVES
SUPLENTE: MOACIR MARINHEIRO DE OLIVEIRA JUNIOR
SUPLENTE: ANE CRISTINE FORTES DA SILVA
SUPLENTE: EVERSON BATISTA DE OLIVEIRA

​“Desta forma, apresentamos resumidamente alguns compromissos que a Presidente e toda Diretoria assumem para o triênio (2024-2026) de:

• Cumprir os objetivos estatutários da SBAU e, para situações que se apresentem incrementar novos procedimentos;

Buscar a concretização da Política Nacional de Arborização Urbana, que está em tramitação no Congresso Nacional e que cria o Sistema Nacional de Informações sobre Arborização Urbana.

Buscar parcerias com as Prefeituras e Secretarias de Meio Ambiente e as Universidades Federais, Estaduais e Municipais, Públicas e Privadas para desenvolvimento de pesquisas técnicas e científicas sobre a Arborização Urbana, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Benefícios ecológicos que as árvores proporcionam.

Incentivar a realização de Congressos, Encontros Regionais, Seminários, Fóruns e outros eventos, fazer chegar às Prefeituras das cidades, concessionárias de energia, empresas prestadoras de serviços e, aqueles que atuam diretamente com a arborização urbana, a importância do desenvolvimento e aplicação do conhecimento técnico-científico adequando a legislação vigente, priorizando a interiorização das cidades brasileiras.

Fortalecer os cursos de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Arboricultura Urbana existente e incentivar a criação de novos cursos, ainda dando suporte para criação de Mestrado Profissional em Arborização Urbana;

Investir no estreitamento das relações com outras organizações existentes no Brasil e no Exterior, sempre como foco na pesquisa, no ensino e na extensão do conhecimento trocando e adquirindo novas experiências produzidas para a Arboricultura nas Cidades.

• Manter todas as parcerias que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da SBAU, no Brasil e no Exterior, dentre as quais com a International Society of Arboriculture – ISA;

• A Diretoria da SBAU, para o próximo triênio 20242026,estará junta com todos os sócios para continuar o trabalho voltado à valorização permanente da SBAU, recebendosugestões e, ao mesmo tempo destacando ao nosso associado que estaremos atentas ao legado recebido pelas gestões passadas, em especial a gestão do arborista Sérgio Chaves, destacando e aperfeiçoando suas experiências construtivas e exitosas, visando elevar a arboricultura brasileira ao mais alto padrão de qualidade nas cidades.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp