BRASIL

Sem endossar impeachment, PSDB declara apoio formal aos protestos

O PSDB decidiu apoiar oficialmente as manifestações chamadas para o próximo domingo (15), em oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. Reunida nesta manhã em Brasília, a executiva nacional do partido divulgou nota em que se “solidariza” com as “manifestações de indignação dos brasileiros, diante da flagrante degradação moral e do desastre econômico-social promovidos pelo governo”.

O partido, entretanto, seguiu a linha que já vinha sendo ditada por dirigentes nacionais de não apoiar publicamente pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, como informou nesta quarta-feira o Poder Online.

“O PSDB defende a livre manifestação de opinião e o direito à expressão dos cidadãos e, portanto, apoia os atos pacíficos e democráticos convocados para o próximo dia 15 de março em todo o país”, diz a nota. Ainda assim, os dirigentes nacionais decidiram acatar as sugestões recebidas de instâncias regionais, como o diretório paulista do partido, de chamar a militância para aderir aos protestos. Havia divergência na executiva nacional sobre se seria o caso de fazer uma convocação formal da base do PSDB para que vá às ruas no domingo.

Na nota, o PSDB também afirmou que as manifestações são “mais do que uma garantia constitucional” e condenou toda tentativa de “cercear e deturpar o direito à livre manifestação”. “Na verdade, ao contrário do que alguns tentam fazer crer, os protestos que ocorrem nas redes sociais e nas ruas não defendem um terceiro turno, mas a rigorosa apuração de responsabilidades sobre a corrupção endêmica incrustrada no corpo do estado nacional, e cobra o abandono dos compromissos assumidos publicamente com a população. São manifestações legítimas de um país que vive em plena democracia e se posiciona perante múltiplas e graves crises”, informa a nota.

“Acreditamos que a participação popular melhora as instituições e eleva os padrões de governança pública. Por isso, o PSDB, através de seus militantes, simpatizantes e várias de suas lideranças participará, ao lado de brasileiros de todas as regiões do país, desse movimento apartidário que surge do mais legítimo sentimento de indignação da sociedade brasileira”, prossegue o documento. “O PSDB reitera seu compromisso com todos os que desejam um país mais forte, íntegro, justo, solidário e democrático”, emenda.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp