Nordeste

Seminário do Fórum Celso Furtado discute nesta 4ª e 5ª feira, no Centro de Convenções de J.Pessoa, o Futuro para Nordeste  

“UM FUTURO MELHOR PARA O NORDESTE” é este o tema central do Seminário liderado pelo professor Rômulo Polari nesta quarta e quinta-feira de Junho no Centro de Convenções atraindo as presenças de diversas autoridades e especialistas sobre a questão do Nordeste.

 

 

Segundo Rômulo Polari, este é o objetivo essencial do Seminário “O Nordeste como prioridade do desenvolvimento nacional”: dias 29 e 30 deste mês, no Centro de Convenções de João Pessoa. Uma promoção do Fórum Celso Furtado de desenvolvimento da Paraíba (FCF/PB). O Evento conta com apoio institucional do BNB, Governo do Estado da Paraíba, UFPB, FIEP; FECOMÉRCIO.

 

Para ele, a ideia-força é buscar caminhos exequíveis capazes de desenvolver o Nordeste. As bases propostas para o novo desenvolvimentismo nordestino, conforme abaixo, são muito diferentes das velhas concepções: subsídios públicos financeiros, fiscais, etc. às empresas privadas e transferências federais aos estados e municipais da região.

  • Complementação/modernização da infraestrutura e dos serviços básicos;
  • Educação, ciência e tecnologia;
  • Contemporaneidade do setor produtivo integrado à economia nacional;
  • Turismo de base natural e histórico-cultural.

O Seminário será um processo criativo de reflexões relevantes sobre a realidade socioeconômica do Nordeste e suas perspectivas de desenvolvimento. Esse será o foco de especialistas de alto nível, líderes políticos, empresariais e tra­balhistas e segmentos sociais, em três Conferências, oito Mesas de Debate e quatro Painéis Temáticos.

Participarão do Evento, expoentes do meio acadêmico-científico, entre outros: Mozart Neves Ramos (Referência em Educação), Guido Lemos (Referência em Tecnologia da Informação), Pedro Brito (Ex-Ministro da Integração), Sílvio Meira (Criador do Porto Digital do Recife), Francisco Sarmento (Referência em Recursos Hídricos), Luiz Esteves (Economista-Chefe do BNB), Tânia Bacelar (Referência em Economia Nordestina).

Comporão a Mesa de Abertura, o Ministro da Integração Nacional, o Governador da Paraíba, a Governadora do Rio Grande do Norte, o Governador de Pernambuco (Pres. do Consórcio Nordeste), o Pres. do BNB, o Superintendente da Sudene, o Prefeito de João Pessoa, o Reitor da UFPB, o Pres. da CUT Nacional, representante Confederação Nacional das Indústrias e o Pres. FCF/PB.

Parte-se do fundamentado entendimento que o de­senvolvimento do Nordeste, hoje, é mais viável, interessa muito mais ao país do que aquele almejado nos primórdios da Sudene e tem mais elos de integração produtiva com a economia nacional, a exemplo da área de energia.

A Produção nordestina de energia, em 2021, bateu recor­de na geração de energia eólica e solar que, hoje, representam 14% da matriz elétrica brasileira. Com essas fontes, a região tem condições de suprir seu projeto de desenvolvimento e ser protagonista da solução da crise energética nacional. O Nordeste é a única região que pode entregar ao país, em prazo de seis anos, energia limpa igual à produção de duas Itaipus.

É com essa visão e concepção inovadora que o FCF/PB tem a honra de convidar para  participar do Seminário todos e todas que, de longa data, sonham e lutam por um Nordeste desenvolvido com sustentabilidade ambiental, inclusão social e prosperidade socioeconômica para os seus filhos e filhas.

Por e para um futuro melhor para nossa região: Participe do Seminário: “O Nordeste como prioridade do desenvolvimento nacional. Ajude na construção dessa proposta genuinamente local para governo do país dos anos 2023-26”

Ao Seminário! Vamos fortalecer a consciência regional de que a superação do subdesenvolvimento do Nordeste é con­dição necessária e suficiente ao desenvolvimento nacional. Temos que fazer ecoar forte essa verdade, em prol do resgate de uma grande dívida histórica, social, política, moral e humana do país com a nossa região.

Saiba mais sobre toda a programação do Seminário e inscreva-se em: https://sites.google.com/view/forumcelsofurtado

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp