SERGIPE

Sergipe lidera entre os estados crescimento do setor de serviços, afirma IBGE

Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados na última sexta-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, Sergipe liderou, entre os estados brasileiros, o crescimento no setor de Serviços no mês de dezembro de 2023.

 

Em relação ao mesmo período de 2022, o crescimento foi de 12,1%. No acumulado no ano, com base em igual período do ano anterior, o acréscimo foi de 6,3%. Já a receita nominal, em dezembro, variou 12,7% em relação a novembro. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 14,8%. O acumulado no ano apontou aumento de 8,9%.

 

Segundo o gestor da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Julio Filgueira, os dados analisados pelo Observatório de Sergipe  reforçam o crescimento econômico de Sergipe e permitem que o Estado, órgãos e entidades de diversos setores possam trabalhar e planejar ações a partir destas informações.

 

Cenário positivo em Sergipe

 

Para a secretária da Fazenda, Sarah Tarsila, os dados simbolizam um momento positivo vivido pela economia sergipana.

 

“O crescimento do setor de serviços é importante porque, além de gerar novas oportunidades de trabalho, ajuda a incrementar a arrecadação das prefeituras e do Estado, garantindo que eles tenham condições de honrar seus compromissos e viabilizar políticas públicas e sociais”, ressaltou.

 

No Brasil

 

O volume de serviços no mês de dezembro cresceu em 18 das 27 unidades da federação frente ao mês anterior. Na série com ajuste sazonal, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,3%.

 

Sergipe (9,8%), Acre (5,7%) e Rio Grande do Norte (5,2%) apresentaram as maiores variações positivas.

 

Por outro lado, Tocantins (-6,4%), Mato Grosso do Sul (-4,1%) e Rio de Janeiro e Mato Grosso (-2,6%, ambos) apresentaram os maiores resultados negativos.

 

No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, o avanço no volume de serviços no Brasil (2,3%) se deu em 25 das 27 unidades da federação. Sergipe ficou com a 14ª maior variação.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp