BAHIA

Sergipe passará a ter voos diários para Belo Horizonte

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve no Ministério do Turismo (MTur), em Brasília, nesta terça-feira, 31, para tratar da retomada dos voos diretos da Gol Linhas Aéreas entre Aracaju (SE) e duas importantes cidades do país, Rio de Janeiro e São Paulo, que foram interrompidos neste mês de outubro. Durante a reunião, a empresa pediu desculpas pelos cancelamentos sem prévio aviso e garantiu o retorno dos voos diários para essas duas capitais, sem escalas, a partir de 1º de dezembro. A companhia também prometeu a abertura de viagens diárias para Salvador e Belo Horizonte, conforme acordado com o Governo do Estado em setembro.

 

Os voos suspensos pela companhia aérea foram todos que fazem rota direta de Aracaju para o Rio de Janeiro. Já em relação aos deslocamentos para São Paulo, apenas os da madrugada foram interrompidos.

 

Acompanhado do secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, Fábio se reuniu com a secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, e a diretora jurídica e de relações governamentais da Gol, Renata Lopes, e questionou o cancelamento de rotas diárias. A companhia havia alegado necessidade de ajustes operacionais e reduziu à metade a oferta de viagens que têm a capital sergipana como origem ou destino. Renata Lopes explicou que houve uma falha de comunicação por parte da Gol.

 

O chefe do Executivo pontuou que o governo tem investido fortemente na atração de turistas. Além disso, ele reforçou que, devido à mudança intempestiva, tanto pessoas que residem em Sergipe ou visitam o estado têm sido obrigadas a enfrentar trajetos mais longos e demorados. Segundo Fábio Mitidieri, esse tipo de movimento, mesmo que temporário, pega o consumidor de surpresa, e prejudica não só o turismo como a economia em geral.

 

“Além do incômodo para o cidadão, isso pode representar perda de negócios, de receitas e de empregos, o que nós não podemos deixar acontecer”, afirma Fábio. “A alta temporada se aproxima e precisamos de respostas rápidas para o setor, que recebe um fluxo crescente de turistas, e para população local, que se desloca país afora, não só para lazer, mas também para compromissos de trabalho, por exemplo”, avalia.

Ao tomar conhecimento das mudanças feitas pela Gol sem prévio anúncio, neste mês, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), notificou a Gol sobre o descumprimento do acordo assinado em julho desde ano que permite à companhia adquirir querosene de aviação em Sergipe com redução da base de cálculo do ICMS.

 

Acordos semelhantes foram assinados este ano pelo Estado com outras companhias. A contrapartida das empresas é criar e manter maior e melhor oferta de voos diretos, regulares, entre o Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, e os aeroportos das principais cidades do país.

A agenda desta terça faz parte de uma série de medidas do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, para promover o desenvolvimento do setor do turismo, que envolve a melhoria da malha aérea que atende o estado. “A formalização de incentivos entre Governo de Sergipe e as companhias aéreas culminou no aumento do número de voos para Sergipe e, também, da quantidade de assentos, o que representa um ganho substancial para atrair mais turistas para o estado. Queremos garantir que esse esforço continue se revertendo em desenvolvimento e qualidade de vida para os sergipanos”, resume Marcos Franco.

 

O encontro também contou com os deputados federais, Yandra Moura – que reivindicou a realização da reunião junto ao ministro do Turismo, Celso Sabino -, Fábio Reis e Thiago de Joaldo; o deputado estadual Samuel Carvalho; a secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, e o secretário-executivo da Representação de Sergipe em Brasília, Luciano Filho, além de outros gestores do MTur.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp