BRASIL

Taxa de desemprego em agosto fica em 5,3%, a menor desde dezembro de 2012

A taxa de desemprego apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em agosto, de 5,3%, é a menor registrada desde dezembro de 2012 (4,6%). Em relação a julho, houve queda de 0,3 ponto percentual. Na comparação anual, a taxa se manteve estável. Neste ano, a taxa mais baixa havia sido observada em janeiro deste ano, de 5,4%.

Veja também: Desemprego cai em 7 regiões pesquisadas em agosto, diz Dieese/Seade

A taxa de ocupação também se manteve estável em comparação com o mês imediatamente anterior, com 23,2 milhões de pessoas ocupadas. Já na comparação anual, registrou-se aumento de 1,2%, com elevação de 273 mil ocupados.

Não houve variação no número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado na comparação com julho, com 11,7 milhões de pessoas. No entanto, na comparação com agosto de 2012, houve alta de 3,1%.

O rendimento médio real dos trabalhadores subiu 1,7% em agosto em relação a julho e 1,3% na comparação com agosto de 2012.

A massa de renda real habitual dos ocupados no País somou R$ 44,2 bilhões em agosto, alta de 2,3% em relação a julho. Na comparação com agosto de 2012, a massa cresceu 2,7%. Já a massa de renda real efetiva dos ocupados totalizou R$ 44 bilhões em julho, com alta de 3% sobre o mês anterior. Na comparação com julho de 2012, houve aumento de 2,7% na massa de renda efetiva. .

iG* Com AE
 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp