BRASIL

Teresina recebe projeto piloto do GOVBR

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou, nesta segunda-feira (25), o piloto do programa de atendimento presencial do GOV܂BR em Teresina, no Piauí (PI).

 

O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo GOV܂BR em todo o Brasil. Nesta primeira fase, o atendimento também já está disponível em todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Minas Gerais (MG) e nas cidades de Lages (SC) e Niterói (RJ). A divulgação da iniciativa foi realizada durante uma atividade do Programa Nacional de Gestão e Inovação, também do MGI.

“Queremos que todo cidadão possa usufruir de forma igualitária dos benefícios do governo digital, exercendo plenos direitos à cidadania. Hoje a conta GOV܂BR é um dos viabilizadores desse benefício, pois ela permite o acesso a mais de 4.200 serviços digitais”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas. “Esta iniciativa é para trazer inclusão digital e facilitar a vida da população brasileira que precisa acessar os serviços públicos”, complementou.

 

No atendimento presencial, o cidadão contará com ajuda para resolver problemas de acesso à conta GOV܂BR ou também solicitar serviços públicos digitais de forma segura e confiável. Segundo o secretário, a proposta do ministério é que o cidadão tenha um atendimento humanizado e focado na resolução de sua dificuldade.

 

Parcerias com outros órgãos

Além desse atendimento especializado, o programa está estabelecendo parcerias com outros órgãos para disponibilizar acesso gratuito à internet para uso de serviços digitais, mediante identificação do cidadão com sua conta GOV܂BR na rede wi-fi do órgão.

 

É o caso da Justiça Federal de Primeiro Grau do Estado de Pernambuco (PE), que já aderiu ao programa e irá ofertar o acesso gratuito à internet em 10 unidades presenciais do estado.
“Muitas pessoas ainda enxergam o digital com alguma desconfiança, e este atendimento presencial vai ajudar a quebrar esta barreira, além de ajudar as pessoas a desenvolverem habilidades e autonomia digital”, disse Mascarenhas. Até o momento, o GOV܂BR já possui mais de 152 milhões de contas ativas.
“A ideia é que seja implantado um local para atendimentos presenciais relacionados ao GOV܂BR nos nossos Espaços da Cidadania, e vamos começar pelo Espaço da Cidadania Grad Dirceu, no Piauí. O objetivo é ampliar a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo Governo do Estado”, explicou o secretário de Administração do Piauí, Samuel Pontes do Nascimento.
Entre os serviços disponíveis na plataforma estão a prova de vida, aberturas de empresas, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov e a declaração de imposto de renda pré-preenchida.

Outros locais

Em Minas Gerais, o atendimento presencial do GOV܂BR será realizado em todas as 42 unidades da UAI espalhadas pelo estado. Já em Lages, a iniciativa vai funcionar no Balcão Cidadão. Em Niterói, o atendimento será realizado na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca.

 

“Além dos pilotos em andamento, estamos firmando novas parcerias para oferecer a todo cidadão brasileiro um governo digital e inclusivo”, encerra o secretário.


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