Sergipe

Toque de recolher continua até o dia 31 em Sergipe

O governador Belivaldo Chagas anunciou a prorrogação das medidas contidas nas últimas resoluções estaduais até o dia 31 deste mês, com ampliação do horário para o toque de recolher entre a próxima sexta-feira (26) e o domingo (28), das 18h às 5h. De acordo com a Resolução nº 14, fica mantido o toque de recolher das 20h às 5h nos demais dias da semana. A informação foi divulgada no início da noite desta segunda-feira (22), em coletiva de imprensa realizada logo após a reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), que acompanha o cenário epidemiológico dos últimos dias no estado.

Nos dias da semana (até a quinta-feira) fica mantido, também, o horário final de funcionamento dos estabelecimentos de serviços e comerciais, inclusive lojas de conveniência, até às 18h, e dos supermercados e congêneres até as 19h, de modo a garantir o deslocamento dos seus colaboradores às suas residências. Já na sexta, sábado e domingo, todos, incluindo supermercados e congêneres, devem encerrar as atividades até as 17h.

“A próxima reunião está prevista para uma quarta-feira, dia 31, mas se for necessário convocamos uma reunião extraordinária antes. As medidas adotadas, normalmente, precisam de uns 15 dias para ter um resultado. Mas o que já dá pra perceber é que houve uma redução considerável com relação aos pacientes de trauma na rede de saúde”, explicou Belivaldo, destacando que o toque de recolher realizado na última semana resultou na redução de vítimas de acidentes que chegam ao Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), o que contribui, também, para aliviar a sobrecarga dos profissionais da área”, afirmou Belivaldo.

Óbitos e orientação médica

O governador ressaltou que todos precisam continuar colaborando com as medidas restritivas devido ao alto número de contaminação e óbitos no estado.  “A previsão de óbitos, que foi feita pela UFS, nos leva a possibilidade de que, no dia 3 de abril, a média chegue a 38 óbitos por dia. Que Deus nos ajude que isso não aconteça, mas para isso todos precisam continuar alertas e colaborando. Ontem, nós fechamos 758 pacientes internados e precisamos trabalhar com redução desses números”.

Para reduzir os altos índices de internação e óbitos, Belivaldo pediu, ainda, que a população procure orientação médica assim que identificado os sintomas iniciais da Covid-19, já que muitos pacientes estão chegando às unidades de Saúde já em estado grave por não terem procurado ajuda antes ou morrendo em seus próprios lares.

Retorno às aulas e ampliação da testagem

Na reunião do próximo dia 31, também será discutido o retorno das aulas presenciais, inicialmente previsto para o dia 5 de abril.

Segundo o chefe do Executivo estadual, já foi autorizada, também, a ampliação da testagem em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), em mais municípios sergipanos. “De acordo com os últimos relatórios de testagem, os exames RT-PCR realizados nos municípios popularmente conhecidos pelos festejos de carnaval tiveram altos índices de testes positivos confirmados, como tínhamos previsto devido às aglomerações no período”, informou.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp