INTERNACIONAL

Turquia retira seu embaixador de Israel e anuncia interrupção de contatos com Netanyahu

Recep Tayyip Erdogan responsabilizou pessoalmente Netanyahu pelas mortes de civis em Gaza e afirmou que o premiê israelense “não é mais alguém com quem possamos conversar”

 

(247 A Turquia anunciou neste sábado (4) a retirada de seu embaixador em Israel e a interrupção dos contatos com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em protesto contra a tragédia humanitária em Gaza. As decisões foram anunciadas às vésperas da visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ao país.

 

Segundo a agência de notícias AFP, “o Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse que o embaixador Sakir Ozkan Torunlar estava sendo chamado de volta para consultas ‘tendo em vista o desdobramento da tragédia humanitária em Gaza, causada pelos contínuos ataques de Israel contra civis, e pela recusa de Israel (em aceitar) um cessar-fogo’”.

Ancara, aliada histórica dos palestinos, estava trabalhando para restabelecer relações com Israel antes do recente conflito Israel-Hamas. A Turquia, porém, adotou um tom mais duro contra Israel e seus apoiadores ocidentais, especialmente os Estados Unidos, devido à intensificação dos ataques israelenses contra a população da Faixa de Gaza.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, responsabilizou pessoalmente Netanyahu pelo aumento do número de mortes de civis na Faixa de Gaza. Erdogan afirmou que Netanyahu “não é mais alguém com quem possamos conversar”, mas ressaltou que a Turquia não pode romper completamente os laços diplomáticos, especialmente na diplomacia internacional.

As tensões entre Israel e Turquia aumentaram, com Israel retirando seus diplomatas da Turquia alegando questões de segurança. O Ministério das Relações Exteriores de Israel anunciou que iria reavaliar as relações com Ancara.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp