NORDESTE

Uema é a 1ª do Norte e Nordeste mais alinhada com as metas globais dos ODS

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi eleita a segunda universidade do Brasil e a primeira do Norte e Nordeste a estar mais alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aos quais vários países se comprometeram a atingir até 2030.

 

Além da Uema, no Nordeste, também receberam certificação a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),  Faculdade Frassinetti do Recife, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), SENAC- RN, SENAI-RN Universidade Federal de Sergipe (UFSE).

 

A liderança no Brasil ficou com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ) que teve 38 projetos referendados, e obteve o índice 95 de impacto alinhados com os 17 ODS.

 

A certificação, nomeada de “Selo ODS Educação”, foi organizado pela Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Selo Social. Mais de 70 organizações de 17 estados brasileiros participaram do certificação. Foram avaliados 26 projetos cadastrados pela Uema nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

 

Os ODS são compostos por metas que reforçam a necessidade, por exemplo, de acabar com a pobreza e de prover educação, saúde, água e saneamento para todos.

 

A universidade cadastrou iniciativas alinhadas a esses compromissos, principalmente para a melhoria do ODS 4 (Educação de Qualidade).

 

“O reconhecimento da Uema no ‘Selo ODS’ é mais do que um prêmio. É a coroação do envolvimento da comunidade acadêmica alinhada à interação e parceria com a sociedade”, celebrou a professora Ariadne Rocha, chefe da Assessoria ODS UEMA, criada em 2021 dentro da universidade para mobilizar toda a comunidade universitária para a política de internacionalização e desenvolvimento sustentável.

 

O que é o Selo ODS Educação

 

O Selo ODS EDU é uma certificação que busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030, reconhecendo as iniciativas que apresentam real impacto socioambiental.

 

Trata-se de uma iniciativa resultante da parceria entre o programa UnB2030, o Instituto Abaçaí Brasil, o Projeto FIB2030 e o coletivo extensionista Roda das Minas, que visa a adaptar a tecnologia chamada Selo Social – desenvolvida pelo Instituto Abaçaí e aplicada em âmbito nacional – para o Selo ODS Educação.

 

Os critérios para certificação das instituições de ensino são: Projetos cadastrados na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão; Promover uma atividade/ espaços de discussão sobre ODS  na instituição; Demonstrar sua contribuição na melhoria do ODS 4-  Educação de qualidade

 

Premiação do Selo ODS EDU

 

Representantes da Assessoria ODS Uema representarão a universidade em uma cerimônia presencial em São Paulo, no dia 5 de março.

 

“Essa conquista é motivo de orgulho para nós, e que esse reconhecimento inspire a todos que fazemos parte da Uema a continuar contribuindo para a transformação positiva do Maranhão, da sociedade e do planeta”, celebrou o reitor da Uema, Prof. Walter Canales.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp