NORDESTE

UFPE é a mais bem posicionada em ranking mundial entre as instituições do Nordeste

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocupa a 9ª colocação entre as universidades brasileiras na última edição do Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities, divulgado em janeiro deste ano.

 

Este ranking é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha. Na América Latina, a instituição está na 16ª posição. No mundo, a Universidade ocupa a 676ª colocação.

 

Entre as instituições do Nordeste, a UFPE foi a melhor posicionada, mas outras também se destacam, entre as 100 primeiras do ranking: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (20ª posição); a Universidade Federal da Paraíba (45ª), Universidade Federal do Ceará (61ª), a Universidade Federal de Sergipe (67ª), a do Maranhão, em 76ª colocação, a UFRPE (80ª), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na 89ª posição.

 

Esse ranking apoia iniciativas de acesso aberto ao conhecimento científico e cultural gerado pelas universidades para toda a sociedade. A avaliação leva em conta indicadores web de Visibilidade (impacto do conteúdo na web), Transparência (pesquisadores mais citados) e Excelência (artigos mais citados).

 

O Ranking Web of Universities/Webometrics Ranking of World Universities é publicado duas vezes ao ano, nos meses de janeiro e julho, abrangendo mais de 31 mil instituições de Ensino Superior no mundo.

 

Na edição atual, 1.261 instituições de Ensino Superior brasileiras estão no ranking. A Universidade de São Paulo (USP) está em 1º lugar na América Latina e 71º lugar no mundo. Em segundo lugar está a Unicamp (em 3º na América Latina) e, em 3º, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ficou no 4º lugar entre as latino-americanas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp