NORDESTE

União Europeia anuncia apoio para produção de hidrogênio verde no Piauí

A presidente da Comissão da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, afirmou na manhã desta segunda-feira (20) que o bloco vai investir na produção de hidrogênio e amônia verdes no Piauí. O anúncio foi feito, por vídeo, durante participação de Ursula na abertura da Semana Europeia do Hidrogênio, em Bruxelas, na Bélgica.

 

Von der Leyen disse que a UE vai destinar 2 bilhões de euros em projetos de energias limpas e hidrogênio verde no Brasil. Ela não especificou quanto, mas parte desses recursos serão destinados ao Piauí, onde já está em estudo a instalação de uma usina de produção de hidrogênio e amônia verdes com investimentos previstos de R$ 100 bilhões. A usina ficará sediada em Parnaíba, no litoral piauiense, e será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP).

 

A presidente da UE afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em hidrogênio verde e destacou a capacidade de geração de energia da usina. “Este novo parque de energia verde terá uma instalação de produção de 10 gigawatts de hidrogênio limpo e amônia. (O investimento no Piauí) Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil”, disse ela.

 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, foi um dos palestrantes do primeiro dia da Semana Europeia do Hidrogênio. Ele destacou o Piauí como um dos lugares mais viáveis do Brasil para a produção de hidrogênio e amônia verdes.

 

Em postagem em suas redes sociais, ele disse que a declaração da dirigente europeia “confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto. Tudo isso é resultado de um novo momento que o Piauí vivencia que, sem dúvida, será de mais prosperidade, de mais desenvolvimento, repercutindo positivamente na geração de novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”.

 

A previsão é de iniciar as obras no final de 2024, com o início das operações após dois anos. A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp