NORDESTE

Usina Solar de Mendubim inicia operações com 60% da energia já comercializada para a refinaria Alunorte, no Pará

Por Luciana Leão

 

Três grandes players mundiais, as norueguesas, Hydro Rein, Equinor e Scatec iniciam as operações do projeto solar Mendubim no município de Assu, no Rio Grande do Norte, considerado o sexto maior do Brasil.

 

Com 531 megawatts (MW)  a usina solar vai fornecer por meio de um contrato de compra de energia (PPA), em dólares, 60% da energia da produção prevista para a Alunorte, da Norsk Hydro, no Pará, pelo período de vinte anos.  Os volumes restantes serão vendidos no mercado brasileiro de energia.

 

“Estamos emocionados em concluir o primeiro dos projetos de energia renovável da Hydro Rein no Brasil. Nossa missão é desenvolver soluções de energia renovável para indústrias mais sustentáveis e Mendubim faz exatamente isso. A maior parte da energia gerada será destinada à refinaria de alumina Alunorte da Hydro no Pará, apoiando um dos maiores projetos de descarbonização do mundo. Estamos muito orgulhosos de participar deste desenvolvimento junto com a Equinor e Scatec”, diz o líder da Hydro Rein, Olivier Girardot.

 

Projeto de Descarbonização da Refinaria Hydro Alunorte

 

Segundo o vice-presidente de Operações da Hydro Alunorte, Carlos Neves, a compra de energia da usina solar Mendubim  faz parte do plano de descarbonização do grupo, para produzir alumina mais verde na refinaria Alunorte.

 

“É um marco que nos levará a ser uma das refinarias com menores emissões de carbono do mundo até 2030 e alcançar zero emissões até 2040. Com este projeto, reforçamos o compromisso da Hydro em fornecer produtos de alumínio zero carbono aos clientes, e a Alunorte é um importante facilitador da ambição geral de neutralizar as emissões de carbono até 2050,” disse Neves.

 

Alinhamento estratégico

 

O CEO da Scatec, Terje Pilskog, acrescenta que o projeto referenda o objetivo do grupo norueguês em um mercado de crescimento de energia renovável proeminente fortalecido pela parceria com a Equinor e Hydro Rein.

 

“O crescente mercado de energia solar no Brasil está alinhado com nosso compromisso com o progresso sustentável, e estamos animados para avançar neste projeto impactante com aproximadamente três milhões de toneladas de equivalentes de dióxido de carbono evitados,” diz o CEO da Scatec, Terje Pilskog.

 

“O lançamento de uma grande nova usina solar no Brasil em parceria com Scatec e Hydro Rein é uma conquista importante. A Equinor tem realizado negócios no Brasil há mais de duas décadas, e vemos o país como uma área central para crescimento lucrativo a longo prazo. Ao investir em energia renovável, estamos apoiando as ambições do Brasil em direção a uma matriz energética diversificada e ajudando a atender ao crescimento esperado da demanda por energia no país”, diz Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior para Onshore e Mercados em Renováveis na Equinor.

 

Todos os três parceiros têm participação igual de 30% no projeto. Em conjunto com o início das operações comerciais, a Hydro Alunorte exerceu sua opção de compra e agora detém os 10% restantes.

 

O projeto da Usina Solar Mendubim, em Assu, no Rio Grande do Norte, foi iniciado em 2022, numa joint venture entre as norueguesas Hydro Rein, Equinor e Scatec, com investimento de US$ 430 milhões.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp