PERNAMBUCO

Viva e Deixe Viver leva contação de histórias para os apaixonados pela literatura na Bienal do Livro de Pernambuco

 

Pela primeira vez, contadores de histórias prometem um encontro mágico entre palavras, jogos lúdicos e o público no estande do FDNE

 

Promover saúde, cultura e educação por meio da paixão pela leitura e pelo brincar. Essa é a missão da Viva e Deixe Viver, ONG que há 26 anos atua com contação de histórias para crianças e adolescentes hospitalizados em diversos estados do País, e que participa, pela primeira vez, da Bienal Internacional do Livro em Pernambuco. A associação estará durante os dias 6 e 15 de outubro, em parceria, pela quarta vez, com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FDNE), em um espaço dedicado às crianças e adolescentes, onde seus contadores de histórias prometem um encontro mágico com os apaixonados pela literatura.

 

 

Em total sintonia com o tema do evento “Fome de quê? Você é o que você lê!”, as atividades promovidas pela Viva e Deixe Viver buscam explorar os anseios, desejos e questionamentos que permeiam o ser humano. Para isso, os voluntários irão trabalhar com muita contação de histórias e jogos lúdicos, por meio dos quais as crianças deixarão de ser meros espectadores e usarão a imaginação para criar suas próprias histórias, personagens e o desfecho que desejarem, tudo com muita criatividade.

 

 

Um dos jogos que serão utilizados é o “Eu Conto”, um livro em forma de caixinha composto por cartas divididas por personagens, objetos, ações, qualidades e lugares. Com elas, é possível criar inúmeras histórias combinando cada elemento e estimulando os participantes a soltarem a imaginação. “O jogo tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes a importância de trabalhar em grupo e aceitar a criação do outro, se identificando e reagindo de forma criativa”, explica Luciana Bernardo, diretora Executiva da Viva e Deixe Viver.

 

Ainda de acordo com Luciana, a participação da Viva e Deixe Viver na Bienal do Livro é uma oportunidade única de levar a magia das histórias a um público diversificado e numeroso. Além disso, a associação completa 20 anos de atuação em Recife, onde seus 65 voluntários atuam com contação de histórias em seis hospitais.

“Participar pela primeira vez da Bienal do Livro em Pernambuco é um presente para a Viva de Recife. Eventos literários como esse são um espaço privilegiado para tocar corações, inspirar mentes e transformar vidas por meio das palavras. Estamos entusiasmados em fazer parte deste grandioso evento em parceria com o FDNE, onde iremos compartilhar nossa paixão pela contação de histórias e, mais importante, tocar o coração de cada criança e família que passar pelo nosso estande”, destaca Ana Inês Pina, coordenadora da Viva e Deixe Viver em Recife.

 

 

Serviço:

O quê: Contação de Histórias com a Viva e Deixe Viver no estande do FNDE

Onde: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Complexo de Salgadinho, Olinda (PE)

Quando: 6 a 15 de outubro das 10h às 12h e 14h às 16h

 

Sobre a Associação Viva e Deixe Viver: Fundada em 1997 pelo paulistano Valdir Cimino, a Associação Viva e Deixe Viver é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) pioneira em diversas frentes e políticas públicas. Por meio da arte de contar histórias, forma cidadãos conscientes da importância do acolhimento e de elevar o bem-estar coletivo, a partir de valores humanos como empatia, ética e afeto. A entidade também é referência em educação e cultura, por meio da promoção de atividades de ensino continuado. Nesse sentido, conta com o canal Viva e Eduque, espaço criado para a difusão cultural, educacional e gestão do bem-estar para toda a sociedade. Hoje, além dos 519 fazedores e contadores de histórias voluntários, que visitam regularmente 88 hospitais espalhados pelo Brasil, a Associação conta com o apoio das empresas Pfizer, Mahle, Volvo, UOL, Safran, Rede D’Or, Ache, CCS Tecnologia, Montana Química, Viveo, Daviso, Veneza Máquinas e Q Passos Alimentos.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp