Piauí

Wellington Dias adota monitoramento prévio nos municípios do Piauí já com resultados para conter COVID

Por Walter Santos

O Governador do Piauí, Wellington Dias, resolveu adotar nova estratégia preventiva de ações nos municípios já registrando resultados de contenção do COVID na base.

– Iniciamos quinze dias atrás e vejo bom resultado”, disse ele acrescentando: “Temos uma situação aqui e acho que no Brasil, as pessoas estão com medo de ir para os Hospitais e pegam Covid 19 e agravam e chegam na rede hospitalar já sem jeito ampliando a taxa de mortalidade. Tratando precocemente, evita agravar e reduz pressão por UTI”, frisou.

Para isso , “implantamos de forma pioneira no Piauí o Programa Busca Ativa Médica Covid 19 com bom resultado. Cada município organiza em torno de um(a) médico (a) coordenador e qualificamos as equipes para, com as informações na base de dados de cada UBS e equipes do Programa Saúde da Família, tem por objetivo brigadas emergenciais que vão de casa em casa fazendo consultas, exames clínicos e também com testes rápidos para antígeno ou coleta para PCR em laboratório, ver as condições sanitárias e se há risco em cada residência, com orientações etc”.

Segundo ele, “o objetivo especial é isolamento social seguro para os com mais de 60 anos e quem tem comorbidades COVID 19 (dados que equipes do PSF já conhece, quem é diabético, hipertenso etc)”. Tem mais:

– Outro objetivo é descobrir precocemente quem está com Coronavirus e encaminhar para tratamento precoce, concluiu.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você