BRASIL

Wellington Dias diz que urge acordo com governadores e prova com dados que aumentos estão na base federal

Ainda repercute em Brasília e nos demais estados a resposta do governador do Piaui e coordenador no Forum Nacional dos Governadores, Wellington Dias a declaração do presidente Bolsonaro dada dias atrás em cerimônia no Palácio do Planalto.

“Um caminhoneiro para ir e voltar daqui [Brasília] a São Paulo vai pagar de ICMS R$ 1 mil. Isso é um esculacho”, disse.

 

“Temos que mostrar esses número, buscar um acordo com os governadores, estamos à disposição para conversar, mas que não seja só esfaquear o governo federal, aí é fácil”, completou Bolsonaro.

De imediato, o governador Wellington Dias respondeu;

– Em nenhum momento, nem Governadores e nem prefeitos, cobramos do poder central além do essencial ao nosso povo! Sobre combustíveis é hora de o presidente parar de esturrar feito leão quando se dirige a Governadores e prefeitos e miar feito gatinho com a Petrobrás e os acionistas da Petrobras, comentou.

– Quantos km de Brasília para São Paulo? Caminhão gasta a cada 3 km 1 litro. Qual valor em 2019 e qual valor após os reajustes do Bolsonaro?  Se custa R$ 1.000,00 e acho que não (presidente mentiu?) de ICMS, quanto custa o aumento que ele liberou desde 2019 para cá? Quanto era o diesel em janeiro de 2019 em Brasília? Quanto é agora? ICMS do diesel é 14% no DF.  São Paulo 13,3%%, questionou.

– Quanto o caminhoneiro paga de aumento total 2019/2022? Para a alegria do lucro da Petrobras e para alegria dos acionistas, só na especulação? Voltou a indagar.

Segundo ele,  “Calculando de Brasília para São Paulo, sendo 2.000 km , o caminhão consumindo cerca de 700 litros de diesel para viagem, quando Bolsonaro assumiu o valor do litro do óleo diesel em Brasília ou São Paulo era cerca de R$ 3,45. Então o consumo para a viagem de Brasília para São Paulo era R$ 2.383,62, vamos arredondar para R$ 2.400,00, revelou.

– E agora depois de 3 anos e 3 meses do governo Bolsonaro? O litro do diesel subiu e subiu, e agora? Cerca de R$ 6,30 o litro e o mesmo caminhão gasta quanto com os aumentos do Bolsonaro? R$ 4.470,00, acrescentou.

– Ou seja, quando o caminhão faz a viagem o Bolsonaro tira com seus aumentos R$ 2.070,00 a mais do bolso do caminhoneiro.Assim o custo da viagem pelos aumentos? R$ 4.470,00 e o valor pago do ICMS seria R$ 577,00 com o congelamento desde 1º de novembro de 2021, com o abastecimento em São Paulo, onde alíquota óleo diesel é 13,3%, comentou.

– Governo Bolsonaro retira R$2.070,00 em cada viagem dos caminhoneiros para dar de lucro a ricos acionistas da Petrobrás enquanto que, na mesma viagem, os governadores arrecadam R$ 577 reais de ICMS diesel para abrir escola e posto de saúde para vacinar as famílias dos caminhoneiros e dos brasileiros, insiste.

– Veja que em 2021 estes aumentos abusivos fizeram crescer como nunca o lucro da Petrobras que distribuiu de lucros e dividendos R$ 103 bilhões! De onde veio o dinheiro para esse lucro elevado? Do Bolso de cada caminhoneiro, taxista, ônibus, motociclista, cada trator agrícola… e direto para o bolso dos mais ricos do Brasil e do mundo, disse.

– Na greve dos caminhoneiros enganaram os caminhoneiros e o povo brasileiro: tiraram recursos da CIDE, que sustentava o Fundo de Estabilização dos Preços dos Combustíveis e política de manutenção das rodovias, e o que aconteceu? Subiu a gasolina e subiu o preço do óleo diesel. Culparam o ICMS e os Estados, congelamos desde 1o de novembro de 2021 o valor base do ICMS dos combustíveis, e quantos aumentos tivemos de lá para cá? Cerca de 40% de aumento… chega de enganar o povo!, continuou.

– A verdade é que o governo não governa a Petrobras, e ela aumenta quando quer os preços. Ah! Mas o problema é o preço do barril do petróleo que subiu… no governo do ex-presidente Lula o Barril do petróleo também subiu e ficou em U$ 140,00, e hoje com a subida está em U$ 120,00. Mas no governo Lula o litro da gasolina era R$ 2,70 e óleo diesel R$ 1,90. Por quê? Porque tinha o Fundo de Estabilização dos Preços dos Combustíveis e o presidente da República da época colocava a Petrobras a serviço dos interesses maiores do nosso povo e não da jogatina da especulação.”


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