O evento começou pelo Culto e Missa em Ação de Graças, realizados pelo pastor Valmir Alencar e Pe. Marlos Vieira. Wellington Dias destacou a importância da data ser comemorada e lembrada todos os anos. “Graças a heróis e heroínas que lutaram em 22 de janeiro de 1823, deixamos de ser colônia de Portugal. Por isso, a cada ano precisamos celebrar esse momento para que possamos nos inspirar nele hoje e no futuro”, disse.

Sobre a entrega das medalhas do Mérito Renascença, o governador Wellington Dias afirmou que “é uma homenagem para piauienses de diversas áreas, do campo ou da cidade, que se destacaram em diversos níveis. Queremos homenagear essas pessoas em vida e por isso estamos hoje aqui também”, afirmou.

 

Um das homenageadas com o Mérito Renascença foi a triatleta piauiense Germana Moraes. ” Estou muito feliz e honrada por receber essa medalha, representando aqui não só o esporte piauiense, mas o esporte a nível nacional”, comemorou.

O servidor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Edson Lima, também foi homenageado. “Isso só aumenta nossa responsabilidade para prestarmos um serviço cada vez melhor pelo nosso Estado”, garantiu.

Ainda em sua passagem pela cidade, Wellington Dias inaugurou obras de mobilidade urbana na Avenida José Mendes de Moraes, realizada pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrans). “Em parceria com o prefeito de Piracuruca, Mãozinha, foi possível executarmos essa obra tão importante para a cidade. Uma região que ganha outra cara com asfalto pronto”, disse.

A entrega da obra foi comemorada pelo prefeito Mãozinha. “Era uma pavimentação asfáltica muito prejudicada e hoje ela está completamente recuperada para uso da nossa população”, reiterou.